Migalhas Quentes

Morre Armando Marcondes Machado Jr.

Procurador do Estado de SP aposentado, Armandinho teve importante trajetória na advocacia pública.

1/2/2019

Faleceu nesta sexta-feira, 1º, aos 94 anos, o procurador do Estado de SP aposentado Armando Marcondes Machado Jr., o Armandinho. 

Ele ingressou na PGE/SP em 1956, foi presidente da APESP por quatro mandatos (1962/1963, 1967/1968, 1968/1969, 1972/1973) e organizador do 1º Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do DF, que aconteceu a Faculdade de Direito do L. São Francisco, em 1969. 

Armandinho também foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, fundador e presidente da União Estadual dos Procuradores do Estado, fundador e primeiro presidente do SindiproesP. 

Em nota, o Sindicato afirma que ela era presença certa nas reuniões sociais e profissionais, sempre com intervenções lúcidas e precisas; e “a todos contagiava com sua energia, sua lucidez, sua firmeza de princípios”.

“Seu legado estende-se ao campo pessoal, com o registro afetivo de sua participação entusiasmada e entusiasmante em todas as discussões a respeito da Advocacia Pública.”

O velório ocorre no Cemitério Gethsêmani, Praça da Ressurreição, 1, no Morumbi, em SP, hoje, das 20h às 23h, e amanhã, sábado, a partir das 7h, na sala 6. O sepultamento será às 11h.

_____

Nota de Falecimento -SindiproesP

Advogado Público.

Assim se resume a vida do Armandinho. Mais que organizar, mobilizou as Procuradorias Estaduais para que se realizasse, em outubro de 1969, o 1º Congresso Nacional de Procuradores do Estado. Presidiu a APESP (1962/3; 1967/8; 1968/1969; 1972/3), tendo participado da luta intensa para a consagração da verba honorária para o Procurador do Estado, com o que se abriu capítulo novo na história da PGE; fundou e dirigiu a União Estadual dos Procuradores do Estado, entidade voltada ao ideal da Advocacia Pública Única; fundou e dirigiu o SindiproesP, que congrega os Advogados Públicos do Estado de São Paulo.

Seu legado estende-se ao campo pessoal, com o registro afetivo de sua participação entusiasmada e entusiasmante em todas as discussões a respeito da Advocacia Pública. Era presença certa nas reuniões sociais e profissionais, sempre com intervenções lúcidas e precisas; e a todos contagiava com sua energia, sua lucidez, sua firmeza de princípios.

Ainda no leito, dias atrás, falava de sua apreensão com os rumos políticos do país, em especial, da Advocacia Pública, em particular. Não teremos mais o privilégio de sua presença; sempre o teremos na lembrança.

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025