Migalhas Quentes

Resultado do sorteio do livro "Regras da Arbitragem Brasileira: Comentários aos Regulamentos das Câmaras de Arbitragem"

A obra delimita as diferenças e convergências dos principais regulamentos arbitrais nacionais.

21/3/2019

A obra "Regras da Arbitragem Brasileira: Comentários aos Regulamentos das Câmaras de Arbitragem(Marcial Pons - 164p.), de Eduardo Silva da Silva, Luis Fernando Guerrero e Thiago Marinho Nunes, traz uma análise cronológica da arbitragem, examinando questões essenciais do procedimento, delimitando as diferenças e convergências dos principais regulamentos nacionais.

"O primeiro fator a que faço menção é a proposta do presente trabalho, que não apenas é inovadora, mas se destaca por sua sobriedade, que reflete a realidade que deve ser conhecida por qualquer profissional que tenha interesse em atuar na arbitragem no Brasil.

O trabalho leva o estudo do tema a um novo patamar através da consciência acerca da relevância dos Regulamentos das principais instituições arbitrais para criação de um direito processual arbitral, não derivado da determinação Estatal, mas sim emanado por atores privados vocacionados à pratica arbitral e amplamente reconhecido pelo mercado através da autonomia da vontade pela adoção de cláusulas arbitrais".  Trecho retirado do prefácio de Frederico Straube.

Sobre os autores:

Thiago Marinho Nunes é doutor em Direito Internacional e Comparado pela USP, mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Conflitos pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas. Advogado.

Eduardo Silva da Silva é doutor em Direito Privado e Processual, além de mestre em Direito dos Negócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor universitário e parecerista. Diretor na Câmara de Arbitragem da Federasul e Secretário-Geral do Centro de Arbitragem e Mediação da OAB do Rio Grande do Sul. Membro da lista de árbitros da FIERGS, da Federasul e do órgão de decisão do CCRD do Centro de Arbitragem da Câmara Brasil-Canadá, participando ainda do Núcleo de Estudos Guido Soares do CAM/CCBC. Integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto de Estudos Culturalistas (IEC) e o Instituto de Direito Privado (IDP). É membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB-RS e do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

Luis Fernando Guerrero é mestre e Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Mediação de Conflitos pela Northwestern University. Visiting Scholar na Columbia University Law School. Membro do CBar, YAF da CCI, YAG da LCIA. Exerce a função de árbitro, mediador e painelista. Professor do MBA em Gestão Empresarial da FIA – Fundação Instituto de Administração e da Graduação e da Pós Graduação da EPD – Escola Paulista de Direito. Advogado.

__________

Ganhador:

Marcelo Campos Oliveira, de Santana/AP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024