Migalhas Quentes

Resultado do sorteio do livro "Marcos Regulatórios da Indústria Brasileira de Petróleo e Gás Natural e a Expertise Norueguesa"

A obra aborda a importância estratégica da indústria de petróleo e gás natural para a economia nacional.

3/4/2019

O livro "Marcos Regulatórios da Indústria Brasileira de Petróleo e Gás Natural e a Expertise Norueguesa" (Fórum - 129p.), de Flávio Pansieri, presidente do conselho da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional,analisa o marco regulatório da indústria nacional do petróleo e gás natural, tendo como ponto de relevo a política de conteúdo local.

Com uma investigação em nível histórico, econômico e jurídico, e tendo por base ampla análise normativa, revisão bibliográfica e dados oficiais, demonstra-se a importância estratégica deste setor, bem como o sucesso do conteúdo local, por ser um importante fator para o desenvolvimento econômico e social em razão da sua capacidade em atrair investimentos e criar nichos industriais especializados.

Não obstante, o texto dialoga com o setor de exploração e produção da Noruega, modelo paradigmático no mundo todo por seu viés desenvolvimentista.

"O presente livro tem por finalidade abordar a importância estratégica da indústria de petróleo e gás natural para a economia nacional. Além disso, pretende-se ainda, em um estudo comparado, analisar a política de conteúdo local adotada no Brasil. Imperioso ressaltar, desde já, que tal medida se mostra oportuna segundo um olhar desenvolvimentista nacional, especialmente em razão destes progressos afetarem localidades que por diversos fatores muitas vezes não conseguem capturar recursos federais para a realização de investimentos estratégicos" .Trecho do prefácio. 

Sobre o autor:

Flávio Pansieri é presidente da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, doutor em Direito pela UFSC, mestre em Direito do Estado pela USP e especialista em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos; Bacharel em Direito e professor na PUC/PR.


__________

Ganhadora:

Maria Luzia Pereira Alves de Lima, advogada em SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025