Migalhas Quentes

Resultado do sorteio do livro "Marcos Regulatórios da Indústria Brasileira de Petróleo e Gás Natural e a Expertise Norueguesa"

A obra aborda a importância estratégica da indústria de petróleo e gás natural para a economia nacional.

3/4/2019

O livro "Marcos Regulatórios da Indústria Brasileira de Petróleo e Gás Natural e a Expertise Norueguesa" (Fórum - 129p.), de Flávio Pansieri, presidente do conselho da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional,analisa o marco regulatório da indústria nacional do petróleo e gás natural, tendo como ponto de relevo a política de conteúdo local.

Com uma investigação em nível histórico, econômico e jurídico, e tendo por base ampla análise normativa, revisão bibliográfica e dados oficiais, demonstra-se a importância estratégica deste setor, bem como o sucesso do conteúdo local, por ser um importante fator para o desenvolvimento econômico e social em razão da sua capacidade em atrair investimentos e criar nichos industriais especializados.

Não obstante, o texto dialoga com o setor de exploração e produção da Noruega, modelo paradigmático no mundo todo por seu viés desenvolvimentista.

"O presente livro tem por finalidade abordar a importância estratégica da indústria de petróleo e gás natural para a economia nacional. Além disso, pretende-se ainda, em um estudo comparado, analisar a política de conteúdo local adotada no Brasil. Imperioso ressaltar, desde já, que tal medida se mostra oportuna segundo um olhar desenvolvimentista nacional, especialmente em razão destes progressos afetarem localidades que por diversos fatores muitas vezes não conseguem capturar recursos federais para a realização de investimentos estratégicos" .Trecho do prefácio. 

Sobre o autor:

Flávio Pansieri é presidente da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional, doutor em Direito pela UFSC, mestre em Direito do Estado pela USP e especialista em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos; Bacharel em Direito e professor na PUC/PR.


__________

Ganhadora:

Maria Luzia Pereira Alves de Lima, advogada em SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024