Migalhas Quentes

Advogados relatam abuso de autoridade por juíza e comandante de batalhão

Em razão do ocorrido, a OAB Nacional participou de ato de desagravo em favor da atuação dos advogados.

14/5/2019

Três advogados afirmam terem sido vítimas de abuso de autoridade por parte de uma juíza da Bahia e de um comandante de batalhão.

O advogado Clenio Eduardo alega ter sido multado, por litigância de má fé, pela juíza Marivalda Moutinho, de Paulo Afonso/BA enquanto exercia as suas competências nos autos de uma ação penal. Já Rodrigo Coppieters e Luis Wagner Montalvão afirmam que o comandante do batalhão os caluniou durante entrevista para uma rádio falando do processo em que atuam em favor de dois colegas.

No caso da juíza, a procuradoria de prerrogativas da OAB/BA afirma que já apresentou, inclusive, um pedido de instauração de inquérito contra a magistrada junto ao CNJ neste episódio.

Já no caso do comandante, os advogados argumentam que estavam atuando em favor das prerrogativas de dois colegas que tinham sido presos, por força de mandado de prisão preventiva, e solicitaram a prisão domiciliar deles, após constatarem o local inadequado onde tinham sido presos. Em resposta, o oficial afirmou que a OAB estava forjando fotos do relatório de inspeção. Eles afirmam que o oficial também concedeu entrevista a uma rádio os caluniando.

Desagravo

Em razão do ocorrido, um ato desagravo em favor dos advogados foi feito. O presidente em exercício da OAB Nacional, Luiz Viana, estava presente no ato afirmou que a defesa das prerrogativas da advocacia é prioridade da gestão.

“Prerrogativas da advocacia são inegociáveis. O Conselho Federal está lado a lado, ombro a ombro, com todos advogados e advogadas, em todos os rincões deste imenso país, em defesa de nossas prerrogativas. Ninguém solta a mão de ninguém. Mexeu com um, mexeu com todos. Vamos em frente.”

Informações: OAB 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz anula audiência que teve advogada algemada no RJ

11/9/2018
Migalhas Quentes

Desrespeito às prerrogativas profissionais deverá ser crime

3/9/2014
Migalhas Quentes

OAB recebe denúncia de violação de prerrogativas pela PF no caso Arruda

12/3/2010

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025