Migalhas Quentes

AASP divulga nota pública de apoio a lei de abuso de autoridade

Associação afirma que “é um equívoco invocar o projeto como um entrave à plena atuação dos agentes públicos e ao combate à corrupção”.

5/9/2019

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 4, uma nota pública apoiando a lei de abuso de autoridade.

Na nota, a associação afirma que “é um equívoco invocar o projeto como um entrave à plena atuação dos agentes públicos e ao combate à corrupção, contra a qual a AASP é intransigente” e que o “Estado democrático de direito exige que todas as pessoas, sem exceção, sejam submetidas ao império da Constituição e da lei, motivo pelo qual a AASP espera que, considerando inexistir qualquer vício formal no texto aprovado, a vontade do Parlamento prevaleça”.

Confira a nota:

_________________

Nota Pública

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo vem a público manifestar apoio ao Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados que estabelece crimes de abuso de autoridade.

O texto criminaliza condutas de qualquer agente público que exorbite de suas funções e atue com arbítrio e abuso de poder contra o cidadão. O projeto aprovado visa coibir práticas arbitrárias e excessivas daqueles que têm por obrigação obedecer a lei e estabelece critérios objetivos para a tipificação do abuso de autoridade, exigindo a prova de dolo específico.

A lei aprovada estabelece que somente haverá crime se ficar demonstrado ter o agente público agido com a intenção deliberada de “prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal” e a divergência na interpretação da lei ou na avaliação das provas não configura por si só abuso de autoridade. Por isso, é um equívoco invocar o projeto como um entrave à plena atuação dos agentes públicos e ao combate à corrupção, contra a qual a AASP é intransigente.

O combate à corrupção, a atuação correta da polícia no enfrentamento da criminalidade, o desenvolvimento das atividades de membros do Ministério Público, juízes e/ou de qualquer pessoa que exerça cargo ou função pública jamais autorizam práticas de abuso de autoridade e de desrespeito aos direitos individuais dos cidadãos e às prerrogativas profissionais dos advogados.

O Estado democrático de direito exige que todas as pessoas, sem exceção, sejam submetidas ao império da Constituição e da lei, motivo pelo qual a AASP espera que, considerando inexistir qualquer vício formal no texto aprovado, a vontade do Parlamento prevaleça.

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB apoia lei do abuso de autoridade

22/8/2019
Migalhas Quentes

IGP manifesta apoio ao projeto de lei que define crimes de abuso de autoridade

20/8/2019
Migalhas Quentes

Parecer do ministério da Justiça critica projeto de lei de abuso de autoridade

20/8/2019
Migalhas Quentes

AMB critica PL que define crimes de abuso de autoridade

15/8/2019
Migalhas Quentes

Câmara aprova PL que define crimes de abuso de autoridade

15/8/2019

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024