Migalhas Quentes

Advogado é fuzilado dentro de casa em Rondônia

30/11/2006

Assassinato

Advogado é fuzilado dentro de casa em Rondônia

A Seccional da OAB/RO em Rondônia lamentou o assassinato do advogado Orli Rosa, na comarca de Buritis, e está cobrando rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime. A OAB entende ser necessário uma ação efetiva do Estado para garantir a segurança da população na região onde a violência e a criminalidade vem ‘mostrando os dentes’ há muito tempo.

O advogado Orli Rosa foi assassinado em sua residência por volta das 20 horas de terça-feira por vários disparos de arma de fogo. A morte do advogado Orli foi comunicada a OAB na noite de terça-feira, quando o presidente da Seccional Orestes Muniz conversou por telefone com o delegado regional de Ariquemes, Antônio Sobral Gastão Neto.

Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores. Na noite de terça-feira, enquanto se preparava para jantar, o advogado foi surpreendido por dois pistoleiros que invadiram sua residência e o assassinaram a tiros em frente a sua família.

Assim que tomou conhecimento da morte do advogado Orli Rosa, a diretoria da Subseção da OAB em Ariquemes, por meio da presidente Vanda Salete Gomes de Almeida e do secretário-adjunto Fernando Martins Gonçalves, mantiveram contato com o advogado José Roberto de Castro, delegado da OAB em Buritis, para se inteirar dos acontecimentos e conversaram o delegado regional da Polícia Civil, Antônio Sobral Gastão Neto.

Segundo Fernando Gonçalves, a equipe da Polícia Civil de Ariquemes se deslocou para Buritis ao amanhecer desta quarta-feira para os primeiros levantamentos da investigação sobre o crime.

A direção do Conselho Seccional da OAB manifesta sua preocupação com a onda de violência na região de Buritis, onde dezenas de trabalhadores já foram executadas e nem mesmo autoridades são poupadas. Em maio deste ano, o juiz Danilo Augusto Kanthack Paccini, titular daquela Comarca também foi ameaçado de morte, merecendo na ocasião a divulgação de nota de repúdio contra as ameaças de solidariedade ao ameaçado.

O presidente da OAB Rondônia, Orestes Muniz Filho, disse hoje, enquanto acompanhava as primeiras investigações do caso e coordenava o apoio da Subseção da OAB em Ariquemes aos familiares do advogado Orli Rosa, que está na hora do governo do estado desenvolver uma operação policial na região, com o objetivo de garantir a tranqüilidade e a paz para os moradores.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025