Migalhas Quentes

Siqueira Castro é indicado por três diretores do CFOAB para receber Medalha Rui Barbosa

Trata-se da maior láurea da advocacia, concedida a cada três anos pela OAB.

23/9/2020

O conselheiro Federal Carlos Roberto Siqueira Castro, da bancada da OAB do Rio de Janeiro, foi indicado para o recebimento da Medalha Rui Barbosa. O nome do advogado foi sugerido pelos diretores do Conselho Federal da OAB Luiz Viana Queiros, Ary Raghiant Neto e José Augusto Araújo de Noronha.

Siqueira Castro é advogado militante há mais de quatro décadas, e está no quinto mandato consecutivo como conselheiro Federal, sendo atualmente o vice-decano. 

Além dos três diretores já mencionados, Siqueira Castro ja recebeu apoio de diversos conselheiros Federais e representantes de outas seccionais.

Apoio

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, assinalou seu apoio público ao nome de Siqueira Castro. Em nota, o bâtonnier destacou que em seus 15 anos de vida associativa, “na aridez da oposição e nas ilusões da situação, sempre tive no estimado colega um modelo de conduta e dele só recebi apoio e carinho que me foram muito importantes na caminhada”, disse.

Veja a íntegra do texto de apoio de Felipe Santa Cruz.

___________

Prezadas conselheiras e prezados conselheiros, a partir da apresentação pela maioria dos diretores do nome do Dr. Siqueira Castro, me vi diante de uma situação difícil, mas de certa forma boa.

A medalha Ruy Barbosa é uma distinção enorme, gigantesca como nossa entidade, ainda mais em seus 90 anos. A presença de três indicados de grande gabarito e qualidades é mais um doce fruto do espírito democrático da gestão. Pela primeira vez as forças presentes no Conselho, no Colégio de Presidentes e na Diretoria puderam e podem apresentar nomes, articular preferências, defender livremente suas convicções. Pessoalmente, optava por me manter distante do processo, até para lhe garantir a democracia. Sou admirador dos nomes apresentados em cartas de apoio, todos merecedores da honraria, sem sombra de dúvidas. O ideal é que também sejam contemplados em processos futuros.

Ocorre que, diante da carta dos senhores diretores pelo nome do meu companheiro de lutas Carlos Roberto de Siqueira Castro não me resta outra alternativa honrada que não seja apoiá-lo.  Nos meus 15 anos de vida associativa, na aridez da oposição e nas ilusões da situação, sempre tive no estimado colega um modelo de conduta e dele só recebi apoio e carinho que me foram muito importantes na caminhada.

 

Somos, eu e minha esposa, admiradores de seu perfil gentil, firme e técnico. Apoiar publicamente seu nome é uma imposição de caráter para nós, por sua história em nossas vidas, pela importância como decano da nossa bancada e por nossa admiração e afeto. Assim, diante das escolhas difíceis que a vida impõe, nesse cargo em especial, venho declarar meu apoio público ao nome do colega Carlos Roberto, uma vez mais me referindo com carinho e admiração ao conjunto dos indicados.

Saudações, Felipe Santa Cruz.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024