Migalhas Quentes

STJ livra de nova prisão réu que não compareceu em juízo para ajudar mãe doente

A 6ª turma entendeu que a medida foi desproporcional.

15/10/2020

A 6ª turma do STJ substituiu a prisão preventiva de réu por cautelares diversas, aplicando a recomendação 62/20 do CNJ e avaliando a situação do paciente, cujo delito imputado ocorreu há mais de 11 anos e havia deixado de comparecer em juízo para prestar auxílio à mãe doente.

No caso, o réu, depois de passar mais de quatro anos preso preventivamente, foi solto por excesso de prazo, com a obrigação mensal de comparecer ao fórum. Tal obrigação foi cumprida durante quase de quatro anos, sem que o processo originário chegasse a um único julgamento.

Narra a defesa que, em novembro de 2019, foi revogado o benefício, com nova prisão, sob o argumento de que o réu não compareceu durante alguns meses (11 dos 60 meses que esteve em liberdade); a ausência foi justificada por ter o paciente assistido à mãe em nosocômio por doença grave (câncer).

Medida desproporcional

(Imagem: Pixabay)

O ministro Rogerio Schietti, relator do HC, afirmou que na atual situação da crise mundial do coronavírus, “salvo necessidade inarredável da custódia preventiva”, o exame da necessidade da prisão “deve ser feito com outro olhar”.

Deveras – diante do imperioso confronto com a emergência de saúde pública atual, à luz do princípio da proporcionalidade, das novas alternativas fornecidas pela Lei n. 12.403/2011, e das alterações ao CPP determinadas pela intitulada "Lei Anticrime" (Lei n. 13.964/2019) –, é plenamente possível que a autoridade judiciária considere a opção por uma ou mais das providências indicadas no art. 319 do Código de Processo Penal o meio bastante e cabível para obter o mesmo resultado – a proteção do bem jurídico sob ameaça – de forma menos gravosa.

Embora reconhecendo que a jurisprudência da Corte considera ser motivo idôneo para a decretação da prisão cautelar o descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas, Schietti concluiu que as particularidades do caso recomendam o restabelecimento das cautelares diversas da prisão. São elas:

a) o delito imputado ao paciente ocorreu há mais de onze anos e não há notícia da prática de outros atos ilícitos;

b) as medidas cautelares impostas – notadamente, o comparecimento mensal em juízo – foram devidamente cumpridas durante quase quatro anos (período de novembro de 2014 a fevereiro de 2018);

c) a defesa apresentou justificativa para o período em que o réu não compareceu a juízo, consistente na necessidade de prestar assistência à sua mãe, acometida de doença grave;

d) não há previsão para o julgamento do recurso em sentido estrito interposto pela defesa e, mais ainda, para a conclusão da segunda etapa do procedimento bifásico do Tribunal do Júri.

A decisão da turma foi unânime, pela concessão da ordem.

O caso foi defendido e contou com sustentação oral do advogado Rodrigo Trindade, do escritório Rodrigo Trindade Advocacia.

Veja o acórdão.

____________

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ autoriza soltura de todos os presos do país que tiveram liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança

14/10/2020
Migalhas Quentes

Diante de lacuna, STJ interpreta lei anticrime em favor de condenado por homicídio

6/10/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: CNJ recomenda reduzir fluxo de ingresso no sistema prisional e socioeducativo

17/3/2020

Notícias Mais Lidas

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024