Migalhas Quentes

Ataque de hackers no STJ interrompe julgamento da Taxa Selic nas dívidas civis

No momento da interrupção, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, estava proferindo seu voto.

5/11/2020

A 4ª turma do STJ estava julgando, na última terça-feira, 3, se a Taxa Selic incide ou não nas dívidas civis (art. 406 do CC), especialmente quando relacionadas a reparações de danos contratuais e extracontratuais, tendo em vista os diferentes marcos iniciais dos juros moratórios e da correção monetária embutidos na Selic.

O julgamento, porém, foi suspenso após a Corte ter sofrido ataque cibernético, quando foram interrompidas as transmissões de todas as sessões, que aconteciam de forma virtual. O site do Tribunal também está indisponível desde o ocorrido.

No momento da interrupção, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, estava proferindo seu voto. 

(Imagem: Fotoarena/Folhapress)

Segundo Leonardo Amarante (Leonardo Amarante Advogados Associados), um dos advogados que atuam no caso, ao que tudo indica, o voto de S. Exa. seria para afastar a Selic das correções de indenizações e manter os juros de 12% ao ano. O advogado afirmou que, se houver a alteração do entendimento já pacificado, a população de todo o país será severamente lesada.

“Este pronunciamento abrirá precedente para que todas as ações vigentes na Justiça brasileira sejam revistas a fim de serem aplicadas taxas menores nas sentenças, criando um cenário ainda mais crítico de morosidade da Justiça.”

Segundo o advogado, o voto do ministro Salomão mostrou total razoabilidade e profundo conhecimento do tema, indo ao encontro do bem da sociedade e da estabilidade jurídica. Qualquer decisão contrária ao exposto pelo ministro, acredita o causídico, pode estimular “ainda mais uma cultura de procrastinação e arrastar ações por muito tempo”.

Leonardo finalizou questionando: “Por que o devedor vai pagar, se os juros serão negativos?

Histórico

O processo aportou no Tribunal em 2008 e foi afetado para julgamento da Corte Especial em 2013. Anos depois, em fevereiro de 2019, a Corte cancelou a afetação, por maioria de votos, devolvendo o processo para julgamento à turma. Em novembro último, também por maioria, vencidos Antonio Carlos e Raul Araújo.

Diante da relevância do tema, a turma deliberou pela prévia oitiva de interessados a participar dos debates na condição de amicus curiae.

Quando o caso ainda estava na Corte Especial, em agosto de 2013, Salomão proferiu voto afastando a Taxa Selic para atualização da condenação de dívidas civis, notadamente em se tratando de danos morais decorrentes de responsabilidade extracontratual, ante a impossibilidade de se conciliar os marcos diversos de incidência de juros moratórios (evento danoso) e de correção monetária (data do arbitramento), na linha das súmulas 54 e 362 do Tribunal.

Na ocasião, o relator propôs a utilização de índice oficial de correção monetária ou tabela do próprio Tribunal local, somado à taxa de juros de 1% a.m. (ou 12% a.a.), nos termos do art. 161 do CTN.

Em nova oportunidade, já em 2017, reiterou o voto anteriormente proferido. Para Salomão, a discussão sobre a incidência ou não da Taxa Selic no cálculo das indenizações por dano moral traz à tona duas proposições excludentes entre si:

(i) uma vez considerada aplicável a Selic, somente a súmula 54 persistirá, pois desde o evento danoso incidirá juros de mora e correção monetária, afigurando-se impositivo o afastamento de bis in idem; e

(ii) se considerada inaplicável a Selic, remanescem hígidos os marcos distintos delineados nas súmulas 54 e 362.

Componente político

No momento em que o julgamento foi suspenso, ministro Salmão explicava que a incidência da Taxa Selic se torna impraticável em situações que os juros fluem a partir do evento danoso e a correção monetária em data posterior, pois seriam incompatíveis.

“A Taxa Selic não é espelho do mercado, mas o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central no combate à inflação. Quando a taxa sobe, os juros de cartão, por exemplo, ficam mais altos, e isso desestimula o consumo. Quando ela cai, pegar dinheiro é mais barato e isso estimula o consumo, não tem nada a ver com a remuneração em tela.”

Para o ministro, a Taxa Selic apresenta forte componente político e não exclusivamente técnico.

Ataque hacker

As sessões, que inicialmente seriam retomadas na próxima terça, dia 10, agora estão suspensas ou canceladas até que seja restabelecida a segurança do tráfego de dados dos sistemas do STJ.

 

Os prazos processuais no STJ ficam suspensos até o dia 9/11, e as demandas que importem em perecimento de direito estarão centralizadas na presidência por igual prazo.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ julga no próximo dia 3 incidência da Taxa Selic nas dívidas civis

22/10/2020
Migalhas Quentes

STJ: Processo sobre incidência da Selic nas dívidas civis entra na pauta da Corte Especial

1/11/2018

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024