Migalhas Quentes

Juiz criador do personagem "Epaminondas Gustavo" morre de covid-19

O presidente do TJ/PA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, estabeleceu luto oficial por três dias.

20/1/2021

Nesta semana, o juiz Cláudio Rendeiro, do Pará, faleceu por complicações da covid-19. Rendeiro se destacou com a criação do divertido personagem “Epaminondas Gustavo”, que de maneira leve e didática explicava como funcionam as estruturas do Judiciário. O comunicado do falecimento aconteceu na segunda-feira, 18.

Epaminondas era caracterizado como um homem simples do interior. Com linguagem coloquial, Rendeiro apresentava conflitos judiciais e situações diárias vividas pelo personagem que eram explicadas de didaticamente pelo viés do Direito. O personagem se popularizou por mensagens instantâneas de celular até chegar às mídias digitais de redes sociais.

Trajetória

Rendeiro ingressou na magistratura paraense em 24 de novembro de 1994. Durante 14 anos, Rendeiro atuou na área penal. A defesa pela ressocialização de egressos do sistema pena foi uma das principais atuações na magistratura no Poder Judiciário do Pará. Ele foi o primeiro coordenador estadual do programa Começar de Novo, do CNJ. 

Em 2007, o juiz atuou à frente do projeto “Dó Ré Mi Faz Melhor”, que tinha por objetivo utilizar a música como ferramenta de reinserção social e humanização.

(Imagem: Reprodução/Programa Argumento)

À época, o Claudio Rendeiro explicou que “a música tem um efeito terapêutico, o que é reconhecido por estudiosos. Trazer a música para o ambiente carcerário diminui o estresse e serve também para que o próprio interno se perceba como sujeito, como alguém capaz de produzir, que tem uma aptidão, que pode ser reconhecido e fazer algo útil. O projeto foi pensando nisto. Não é somente música pela música e, sim, resgatar através dela a autoestima e a dignidade humana”, explicou ele.

O presidente do TJ/PA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, estabeleceu luto oficial por três dias.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também se manifestou ao dizer que a cidade “amanheceu triste. Nosso querido Cláudio Rendeiro, conhecido pelo personagem Epaminondas, partiu vítima da covid-19. Uma tristeza imensa! O Pará perde um brilhante juiz, o humor e a alegria contagiantes de um ser humano iluminado. Vá em paz, mano. À família, amigos e fãs, o meu carinho e solidariedade”.

Informações: TJ/PA. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025