Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Excelências Bandidas - O Império da Corrupção no Brasil"

Com linguagem inclusiva, a obra permite que pessoas comuns ou do Direito compreendam e tenham pensamento crítico quanto ao tema.

26/2/2021

Os caminhos que percorreram alguns dos principais escândalos no país são temas do livro "Excelências Bandidas - O Império da Corrupção no Brasil" (Novo Século – 255p.), de Cloves Alves de Souza. A obra traz à luz problemas nacionais que contribuem para sistemas fraudulentos, seus protagonistas e quais mudanças na estrutura pública são necessárias. 

(Imagem: Arte Migalhas)

"Decidi abordar esse tema como forma de fazer um fiel registro de todos os acontecimentos e propor mudanças que podem impedir que se repitam", explica o autor.

A obra também aborda quais foram as consequências do histórico de corrupção no Brasil e aponta erros na estrutura pública, como excesso de municípios e necessidade de reformas administrativa e tributária. "Com a obra, proponho mudanças para impedir que escândalos de corrupção se repitam. Acredito que as principais delas se concentram na redução de um terço do congresso nacional, das assembleias administrativas, além de um novo pacto federativo", acrescenta Cloves.

O lançamento é uma livro que olha para o futuro do Brasil e aponta um enxugamento da máquina pública, com a redução do número de partidos políticos. "A proposta é que haja a extinção de todos os atuais partidos e recriação de apenas três, sem financiamento público de suas campanhas", explica o autor.

De forma a deixar um legado, o título Excelências Bandidas - O Império da Corrupção no Brasil é reconhecido por trazer o maior conjunto de propostas positivas para melhorar e solidificar as instituições brasileiras. Algumas delas estão sendo colocadas em prática na forma de projetos de lei ou estão em vigor.

Além de já impactar as estruturas públicas de forma prática, a obra também pode ser uma referência para estudantes de Direito. "Fiz uma profunda pesquisa de todos os processos do mensalão e do petrolão. Pude verificar em detalhes a efetiva participação do poder central, ou seja, da Presidência da República na montagem e gerenciamento da corrupção em todas as empresas estatais do país, bem como os fundos de pensão de todas elas", acrescenta Cloves.

Sobre o autor:

Cloves Alves de Souza é advogado e atua em Direito Público e Ambiental. Sócio-fundador do escritório Alves de Souza Advogados Associados.

__________

Ganhadora:

Priscila Demari Baruffi, de Garibaldi/RS

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025