Migalhas Quentes

Toffoli: Imprensa séria e engajada é necessária em tempos de fake news

Segundo os ministros, os veículos de comunicação delimitam a fronteira entre informação e desinformação; conhecimento científico e senso comum.

10/3/2021

Nesta quarta-feira, 10, o ministro Dias Toffoli proferiu falas em defesa da liberdade de imprensa, considerando as “fake news” que têm sido espalhadas via redes sociais.

O entendimento do ministro foi proferido durante a sessão plenária do STF acerca do direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social.

O ministro salientou a importância dos veículos de comunicação para a Democracia, pois cabe a estas empresas a “nobre tarefa de amplificar a informação”. Toffoli afirmou que, em tempos de fake news, uma imprensa “livre, séria e engajada” mostra-se extremamente necessária para delimitar a fronteira entre informação e desinformação; conhecimento científico e senso comum; verdade factual e mentira; e civilização ou barbárie.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF inicia debate sobre direito de resposta por reportagem

10/3/2021

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025