Migalhas Quentes

Lei anticrime: Crimes contra a honra na internet terão pena triplicada

Especialista analisa que além do efeito pedagógico, se observa uma resposta penal proporcional ao dano provocado.

21/4/2021

O Congresso derrubou 16 dos 24 vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei anticrime. Sancionada pelo presidente, a lei 13.964/19, modifica a legislação penal e processual penal. Um dos dispositivos que será inserido na lei com a derrubada do veto é o que triplica a pena para crimes contra a honra na internet.

(Imagem: Freepik)

Bolsonaro vetou o dispositivo sob a justificativa de que a medida viola o princípio da proporcionalidade. Além disso, segundo o presidente, a legislação atual já permitia o agravamento da pena em um terço “na hipótese de qualquer dos crimes contra a honra ser cometido por meio que facilite a sua divulgação”.

De acordo com o Planalto, a elevação da pena obrigaria a instauração de inquérito policial para a investigação dos crimes, o que “ensejaria superlotação das delegacias e redução do tempo e da força de trabalho para se dedicar ao combate de crimes graves, tais como homicídio e latrocínio”.

Sobre o dispositivo, o advogado Luiz Augusto D’Urso, especialista em Crimes Virtuais e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, explica que, até então, as penas previstas para os crimes contra a honra praticados pela internet, não inibiam esta prática criminosa.

“Agora, com a pena triplicada, além do efeito pedagógico, se observa uma resposta penal proporcional ao dano provocado, pois no ambiente virtual a ofensa ganha alcance imensurável, principalmente nas redes sociais.”

Quanto à internet facilitar a forma de se comunicar, o especialista afirma que as redes sociais abriram caminho para todos se manifestarem publicamente, “trazendo facilidades para disseminar informações com maior alcance”.

“Todavia, o grande problema é que muitos se utilizam dessas facilidades propiciadas pela tecnologia para difundir criminosamente ofensas contra pessoas.”

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Congresso derruba vetos de Bolsonaro ao pacote anticrime

20/4/2021
Migalhas Quentes

Mantendo juiz de garantias, Bolsonaro sanciona pacote anticrime com vetos

26/12/2019

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025