Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Direito no Agronegócio Globalizado"

Publicação é voltada a empresários do agronegócio e profissionais do Direito.

5/5/2021

"O Direito no Agronegócio Globalizado" (Thoth Editora - 387p.), obra organizada por Carlos Araúz Filho, Rafaela Aiex Parra e Gabriel Placha, trata dos aspectos jurídicos de várias relações havidas "antes, dentro e depois da porteira". 

(Imagem: Arte Migalhas)

Desde a alvorada do século XXI, estava claro que o grande desafio da humanidade, durante seu desenrolar, seria compatibilizar a oferta de alimentos de qualidade a uma população crescente e com a preservação dos recursos naturais. E isso ficou mais evidente com o novo coronavírus.

Quando a tragédia da pandemia do Covid-19 estiver se dissipando, o Mundo se dará conta, que dois temas ocuparão as mentes das populações e dos governos de toda a Terra: segurança alimentar e sustentabilidade! E ambas passam pela atividade agropecuária.

O Brasil vem sendo, há anos, um dos países que mais evoluiu nessa atividade em todos os continentes. Não é por outra razão, que think tanks globais, ou organizações multilaterais preocupadas com a segurança alimentar planetária, apostam na grande responsabilidade que o Brasil terá para alimentar pessoas de todos os quadrantes nos próximos anos.

Sobre os organizadores:

Carlos Araúz Filho é aAdvogado atuante no agronegócio há 20 anos, com experiência nos setores empresarial, agroindustrial e do cooperativismo. Sócio fundador do escritório Araúz & Advogados. Possui experiência em atividades de Due Diligence, M&A, Reestruturação de Empresas e Negócios Jurídicos complexos, inclusive em âmbito internacional. Presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná. Especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas/IBCJ. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de Curitiba. Graduado em Direito pela PUC/PR.

Rafaela Aiex Parra é mestre em Direito Negocial – UEL, MBA em Agronegócios – ESALQ/USP e em Gestão Estratégica de Empresas – ISAE/FGV, especialista em Direito Aplicado – EMAP. Membro do Comitê de Sustentabilidade – Sociedade Rural Brasileira. Membro da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio da OAB Paraná. Coordenadora da Pós Graduação em Direito do Agronegócio – IDCC. Professora do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA e da PUC campus Toledo/PR.

Gabriel Placha é advogado. Mestre em Direito Social e Econômico pela PUCPR. Especialista em Direito Tributário pelo UNICURITIBA. Bacharel em Direito pelo UNICURITIBA. Professor de Direito Tributário e Processo Tributário da graduação e pós graduação da FAE. Professor de Direito Tributário da pós graduação da PUC/PR. Secretário da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio da OAB/PR. Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da OAB.

__________

Ganhador:

Bruno Velasco da Silva Cordeiro, de Campinas/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025