Migalhas Quentes

Moraes adia ações de eleições sucessivas nas Assembleias Legislativas

O relator, ministro Barroso, proferiu liminar vedando a reeleição, e no plenário virtual propôs o referendo da cautelar. Moraes pediu vista.

17/5/2021

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista de ações que questionam dispositivos de Assembleias Legislativas que permitem a reeleição do presidente e dos demais membros da mesa diretora. O relator, ministro Barroso, proferiu liminar vedando a reeleição, e no plenário virtual propôs o referendo da cautelar.

(Imagem: STF)

A PGR questiona, nas ADIns, dispositivos de Assembleias Legislativas de Alagoas, Rio de Janeiro e Distrito Federal que permitem a reeleição do presidente e dos demais membros da mesa diretora.

Em abril, o ministro relator, Luís Roberto Barroso, concedeu medida liminar para vedar sucessivas reeleições para os membros da mesa diretora das Assembleias Legislativas dos Estados de Alagoas e Rio de Janeiro.

As decisões, contudo, não invalidavam as eleições para o biênio 21/23, pois os atuais dirigentes foram reconduzidos pela primeira vez, o que se enquadra na limitação de apenas uma reeleição para mandatos consecutivos.

O ministro afirmou que a proibição de reeleição prevista na Constituição Federal não é de reprodução obrigatória pelas constituições estaduais. No entanto, esse entendimento não significa autorização para reconduções sucessivas “ad aeternum”.

“A perpetuação dos presidentes das Assembleias Legislativas estaduais na direção da administração dessas casas é incompatível com os princípios republicano e democrático, que exigem a alternância de poder e a temporariedade desse tipo de mandato.”

Para o relator, a perpetuação dos presidentes das Assembleias Legislativas estaduais é incompatível com os princípios republicano e democrático, que exigem a alternância de poder e a temporariedade desse tipo de mandato.

Após o voto do ministro Luís Roberto Barroso propondo o referendo da cautelar deferida, pediu vista dos autos o ministro Alexandre de Moraes.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF suspende norma que atribuiu à Assembleia Legislativa a escolha de procuradores-Gerais

19/12/2020
Migalhas Quentes

Alerj abre processo de impeachment do governador do RJ Wilson Witzel

10/6/2020

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024