Migalhas Quentes

TJ/RS - Passageiro será indenizado por cancelamento de vôo e conclusão do trajeto de ônibus

X

18/1/2007


TJ/RS

Passageiro será indenizado por cancelamento de vôo e conclusão do trajeto de ônibus

A Gol Transportes Aéreos terá que indenizar passageiro que teve que prosseguir a viagem de ônibus, após escala não prevista e cancelamento do vôo. Esse é o entendimento da Primeira Turma Recursal Cível do TJ/RS ao negar provimento a recurso interposto pela companhia aérea, que deverá pagar R$ <_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1.500,00 a">1.500,00 a título de danos morais.

O autor da ação relatou que estava no aeroporto de Congonhas, <_st13a_personname w:st="on" productid="em São Paulo">em São Paulo, de onde deveria partir originalmente com destino a Porto Alegre, sem escalas. Ao ter seu vôo cancelado, foi transferido para o aeroporto de Guarulhos, onde embarcou. No entanto, quando estava em Navegantes/SC, foi efetuada uma escala não prevista e os passageiros foram informados de que o vôo para Porto Alegre também havia sido cancelado, motivo pelo qual a alternativa restante era seguir de ônibus até o destino final.

Para o Juiz de Direito Heleno Tregnago Saraiva, relator do recurso, a alegação de exclusão de responsabilidade pela ocorrência de caso fortuito/força maior não foi demonstrada. Documento do Ministério da Defesa contém informação a respeito das causas alegadas pela empresa a respeito do atraso do vôo e que tal teria se dado por condições operacionais abaixo dos limites.

“Era imperioso à companhia aérea fazer a prova de que nos aeroportos de destino inexistiam efetivamente condições climáticas que autorizassem o prosseguimento/chegada do vôo. Tal prova não foi feita.”

O magistrado salientou estar inexplicada a transferência do autor do aeroporto de Congonhas para Guarulhos. A empresa afirmou que após as 23 horas não mais se permite que saiam vôos do aeroporto de Congonhas. “Se tinha a ré conhecimento de tal impedimento, não deveria programar partidas de Congonhas nas proximidades de tal horário”, destacou.

Segundo o relator houve evidente desrespeito ao consumidor, que foi transferido de um aeroporto para outro, veio até Santa Catarina e aí se viu na contingência de ser transportado de ônibus. “A falha na prestação do serviço é inescusável e deveu-se a injustificável desrespeito com o consumidor.”

Acompanharam o voto do relator os Juízes João Pedro Cavalli Júnior e Ricardo Torres Hermann.

Processo relacionado - clique aqui

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025