Migalhas Quentes

Resultado do sorteio de obra "Direito Bancário"

26/1/2007


Sorteio de Obra

Migalhas teve o prazer de sortear um exemplar da obra “Direito Bancário” (600 p.), escrita pelo saudoso dr. Nelson Abrão e cordialmente oferecida pela Editora Saraiva para ser sorteada entre os migalheiros. Confira o nome do ganhador abaixo.

Sobre a obra:

Esta obra aborda a evolução do direito bancário, o conceito de instituição financeira, a organização do sistema, as operações de bancos, o sigilo bancário, o mútuo mercantil, o depósito pecuniário, cartões de crédito, conta corrente e serviços bancários, entre outros importantes temas. Em seguida, examina as várias formas de crédito hipotecário, industrial, rural, assim como a juridicidade das resoluções do Banco Central e a regulamentação da liquidação extrajudicial, a responsabilidade das autoridades monetárias e, finalmente, a crise bancária e seus remédios, a ação civil pública, o banco virtual e a legislação sobre lavagem de dinheiro. Analisa também as cláusulas abusivas em face do Código de Defesa do Consumidor. Emblematicamente, o novo direito bancário ressurge com maior espaço, melhor desenvoltura e simboliza o encontro da modernidade com a ressonância de políticas públicas de capacidade criativa voltadas para o crescimento e desenvolvimento com repercussão social condizente.

Sobre o autor:

Nelson Abrão foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e teve publicado diversos trabalhos no campo do Direito Comercial. Também autor de diversas outras obras jurídicas, como: Sociedades Limitadas, Curso de Direito Falimentar, Os Credores na Falência, Temas de Direito Empresarial, O Novo Direito Falimentar, Transformação da S/A em Sociedade Limitada, entre outras.

Curiosidade:

Sendo esta a 10ª edição da obra o conteúdo foi revisto, ampliado e atualizado por Carlos Henrique Abrão, de acordo com o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Carlos que passou a ser organizador da obra “Direito Bancário” após o falecimento de seu pai, é Juiz de Direito e filho de Nelson Abrão.


_________________

Resultado:




Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024