Migalhas Quentes

TJ/SP anula processo por falha na captação dos áudios da audiência

Colegiado considerou que as mídias “se encontram em parte incompreensíveis, prejudicando o exercício de direito de defesa do réu”.

14/7/2021

A turma Criminal do TJ/SP anulou prova oral e determinou realização de novas oitivas após constatar falhas na captação dos áudios em audiências. O colegiado acatou o pedido da defesa e reconheceu a nulidade da ação penal que tramitou no Juizado Especial, já que as mídias “se encontram em parte incompreensíveis, prejudicando o exercício de direito de defesa do réu”.

(Imagem: StockSnap)

O paciente foi denunciado, em 2016, após, por motivo fútil e mediante recurso que dificultou defesa, ofender a integridade corporal de vítima. A denúncia foi recebida e a sentença julgou procedente a ação penal, condenando o paciente por infração ao artigo 129, caput, combinado com o artigo 61, II, alíneas "a", e "c" do Código Penal, à pena de três meses e 22 dias de detenção, no regime inicial aberto.

Segundo a defesa, as mídias da audiência disponibilizadas no sítio eletrônico se encontram corrompidas e com trechos ininteligíveis dos depoimentos da vítima, das testemunhas e do interrogatório do réu.

A defesa requereu a juntada de novas mídias, mas foi indeferido sob o argumento de que apenas alguns trechos estão corrompidos, sendo possível ouvir que o representante do Ministério Público se manifestou pela condenação do paciente.

Ao analisar recurso, a juíza relatora, Natasha Gabriella Azevedo Motta, ressaltou que singela análise das gravações feitas no próprio sistema permite aferir lamentável falha na colheita dos áudios, que se encontram em parte incompreensíveis, prejudicando o exercício do direito de defesa do réu.

Diante disso, anulou a colheita da prova oral e determinou a realização de novas oitivas e novo interrogatório do acusado, com a prolação de nova sentença, prejudicada a análise do mérito.

O processo, que conta com atuação dos advogados Átila Machado, Luiz Castro, Leonardo Peret e Luciana Guardia, do escritório MCP| advogados – Machado, Castro e Peret, tramita em segredo de justiça.

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Inabilidade virtual de advogado em sustentação oral não anula acórdão

17/5/2021
Migalhas Quentes

Sessão virtual: Internet falha e desembargador afirma que o problema é a distância da advogada

3/8/2020

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025