Migalhas Quentes

MPF/RJ denuncia grupo Matarazzo por crimes ambientais

X

26/1/2007


Poluição

MPF/RJ denuncia grupo Matarazzo por crimes ambientais

O MPF em Campos de Goytacazes/RJ ofereceu denúncia à Justiça contra as Indústrias Matarazzo de Papéis S/A e seus diretores Maria Pia Esmeralda, Victor José Velo Perez, Ari Rodrigues Marques, Luiz Henrique Serra Mazzili e Renato Salles dos Santos Cruz. Eles são acusados de omissão em relação ao rompimento de uma barragem na Fazenda Bom Destino, na cidade mineira de Cataguases, em 29 de março de 2003. O vazamento poluiu os rios Pomba e Paraíba do Sul. A denúncia foi recebida pela 2ª Vara Federal de Campos, dando origem a uma ação penal.

Os réus responderão por quatro crimes: causar inundação (pena de reclusão de três a seis anos e multa em caso de dolo); crime contra o meio ambiente (um a quatro anos de reclusão e multa); poluição hídrica (um a cinco anos de prisão) e crime contra a administração ambiental (um a três anos de reclusão e multa).

Para o procurador da República <_st13a_personname productid="em Campos Eduardo Santos" w:st="on">em Campos Eduardo Santos de Oliveira, autor da denúncia, a omissão ganha relevância porque os réus tinham a atribuição de prevenir danos ambientais. Os agentes não observaram recomendações técnicas sobre medidas a adotar, com urgência, para evitar o rompimento das barragens. Portanto, era do conhecimento dos agentes o fato de que as barragens foram projetadas para serem desativadas em dois anos e a solução correta ambientalmente e indicada tecnicamente não foi adotada desde o princípio.

Com o rompimento, há três anos, escoaram do reservatório cerca de 500 milhões de litros de um líquido conhecido como "licor negro", usado na transformação da madeira. O vazamento causou alagamento e prejuízos a 36 propriedades rurais, destruiu vegetação marginal do Córrego do Cágado e atingiu rios como o Pomba e o Paraíba do Sul.

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024