Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Biografia Não Autorizada do Direito"

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do Direito também terão proveito com a sua leitura.

25/8/2021

Como acontece de juízes chegarem a decisões diferentes aplicando a mesma lei a casos idênticos? Por que algumas leis pegam e outras não? O que é o ativismo judicial e por qual razão ele tem sido criticado? Os raciocínios jurídicos não são muito opacos e cheios de filigranas inúteis? 

"Biografia Não Autorizada do Direito" (WMF Martins Fontes – 416p.), obra de Fábio Ulhoa Coelhofoi escrita para as pessoas que fazem essas perguntas. Embora não dê todas as respostas, apresenta informações e propõe explicações que podem ajudar na compreensão desse intrincado universo onde estão as leis, os processos judiciais, os legisladores, os juízes, os advogados, a polícia etc.

(Imagem: Arte Migalhas)

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do direito também terão proveito com a sua leitura. Serve como literatura de apoio nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito.

"Fábio Ulhoa Coelho escreveu um livro fascinante. Erudito e simples, analítico e objetivo, profundo e conciso. Virtudes raras, que não costumam andar juntas. Aqui se tem a diferença entre uma fotografia tradicional e uma obra de arte. Há uma passagem conhecida do Eclesiastes, na qual se lê: 'O que foi é o que há de ser; o que se fez, isso se tornará a fazet. Não há nada de novo debaixo do sol'. Pode ser; não vou comprar essa briga. Mas, mesmo sendo iguais, as coisas sempre podem comportar um novo olhar, um novo ponto de observação, que as torna diferentes. É isso o que faz Fábio Ulhoa Coelho nesta compacta obra-prima. Como a vida deve ser vivida. Não há sofisticação maior que essa." Luís Roberto Barroso, do prefácio

Sobre o autor:

(Imagem: Divulgação)
Fábio Ulhoa Coelho é professor Titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado e autor de obras na área do Direito Comercial, Direito Civil e Filosofia do Direito. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da PUC-SP desde 1981. Obteve por esta Universidade os títulos de Mestre (1985), Doutor (1991) e Livre docente (1993).




__________

Ganhador:

Julio Mariano Fernandes Praseres, de Jaru/RO

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025