Migalhas Quentes

Locadora prestará contas a agência de viagens por taxa de condomínio

Magistrada considerou o direito do locatário de exigir contas de seu administrador.

8/9/2021

Empresa responsável por locação de sala comercial deverá prestar contas sobre valores cobrados a agência de viagens a título de condomínio. Assim determinou a juíza de Direito Ana Laura Correa Rodrigues, titular da 3ª vara Cível do foro central de São Paulo/SP.

Locadora deve prestar contas a agência de viagens por cobrança de condomínio.(Imagem: PxHere)

A agência de viagens ingressou com ação de exigir contas alegando que aluga sala comercial localizada no interior de supermercado e que, apesar de adimplir todas as parcelas de aluguel, condomínio e taxa administrativa, requereu diversas vezes a prestação de contas a fim de justificar o altíssimo preço, mas nunca teve retorno.

A magistrada observou que a jurisprudência admite o direito do locatário de exigir contas de seu administrador com fundamento nas particularidades de cada contrato. " Evidente que cada instrumento locatício possui diferentes valores a serem exigidos ou pagos, sendo assim, pode existir a necessidade de prestação de contas individualizada, além das realizadas de modo generalizado.”

Decidiu, assim, por dar provimento ao pedido, reconhecendo o dever da ré de prestar contas em relação aos valores cobrados por todo o período contratual a título de despesas condominiais e taxa administrativa, a qual deverá se dar no prazo de 60 dias.

O escritório Matheus Santos Advogados Associados atua pela agência.

Leia a decisão.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Shoppings de SP devem prestar contas aos condôminos

13/11/2020
Migalhas Quentes

Shopping deve prestar contas a lojista de valores pagos em condomínio e fundo de promoção

22/10/2020
Migalhas de Peso

A obrigatoriedade da prestação de contas do síndico frente ao disposto na lei 14.010 de 2020

16/6/2020

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025