Migalhas Quentes

Advogado é contra PL que altera regras de recurso de revista no TST

O texto foi rejeitado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e ainda passará pela CCJ.

18/10/2021

Na última semana, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou o projeto de lei 689/21, que prevê recurso de revista para o TST somente quando a interpretação for diversa daquela proferida pela Seção de Dissídios Individuais do TST ou de súmula de uniformização da Corte.

A proposta pretende alterar a CLT. Atualmente, essa norma permite o recurso de revista também quando, em dissídios individuais, há divergência entre tribunais regionais ou em relação à súmula do STF.

Prédio do TST(Imagem: TST)

Apesar dos deputados acolherem o parecer do relator, deputado Túlio Gadêlha, o projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segundo o advogado Ronaldo Tolentino, sócio do escritório Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria, a decisão da Comissão de Trabalho foi acertada pois, caso o PL seja aprovado, irá dificultar a atividade primordial do TST, que é a uniformização da jurisprudência trabalhista nacional.

“As decisões conflitantes dos TRTs demorariam mais para chegar ao TST ou até mesmo não chegariam à Corte Superior. De igual forma, a outra função do Tribunal, que é a guarda do ordenamento jurídico pátrio, incluindo o controle de constitucionalidade estaria prejudicado.”

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Recurso de revista: prova de obstáculos ou jogo de sete erros?

31/3/2020
Migalhas de Peso

Recurso de revista e sistemática recursal frente à reforma trabalhista

28/9/2017

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025