Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Crimes Digitais Impróprios"

O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

20/12/2021

A obra "Crimes Digitais Impróprios" (Editora Appris - 169p.), autoria da pesquisadora e especialista em Direito Constitucional Érika Lousano Sanchez Reis, lança um novo olhar sobre o comportamento humano, principalmente no ambiente digital.

(Imagem: Divulgação)

A autora traz considerações não só filosóficas e sociológicas, mas também acerca do que o ordenamento jurídico brasileiro dispõe sobre o tema. O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

A pesquisadora aborda a reflexão de que a internet deveria ser instrumento para a abertura de conhecimento e para o incentivo a novas ideias e, consequentemente, para o desenvolvimento humano; porém, atualmente, tem-se identificado também o oposto disso diante de tantos casos de intolerância religiosa, cultural e sexual, discriminação social e intelectual, preconceito contra a raça, a etnia e o gênero.  

Na pesquisa da autora sobre os crimes digitais impróprios foi identificado uma multiplicidade de causas que dão ensejo as práticas delitivas, como também, a falsa sensação de que não há limites no direito de se expressar pelos usuários da rede.

Sobre a autora:

Érika Lousano Sanchez Reis é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA; Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst.; Pós-graduanda em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC; Pós-graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade UNINA; Pós-graduanda em Direito Digital pela Faculdade UNINA; Atualmente, exaspera o início do Mestrado pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA, início em Julho de 2022.

_______

Ganhador:

José Eduardo Victor, de Jaú/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025