Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Crimes Digitais Impróprios"

O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

20/12/2021

A obra "Crimes Digitais Impróprios" (Editora Appris - 169p.), autoria da pesquisadora e especialista em Direito Constitucional Érika Lousano Sanchez Reis, lança um novo olhar sobre o comportamento humano, principalmente no ambiente digital.

(Imagem: Divulgação)

A autora traz considerações não só filosóficas e sociológicas, mas também acerca do que o ordenamento jurídico brasileiro dispõe sobre o tema. O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

A pesquisadora aborda a reflexão de que a internet deveria ser instrumento para a abertura de conhecimento e para o incentivo a novas ideias e, consequentemente, para o desenvolvimento humano; porém, atualmente, tem-se identificado também o oposto disso diante de tantos casos de intolerância religiosa, cultural e sexual, discriminação social e intelectual, preconceito contra a raça, a etnia e o gênero.  

Na pesquisa da autora sobre os crimes digitais impróprios foi identificado uma multiplicidade de causas que dão ensejo as práticas delitivas, como também, a falsa sensação de que não há limites no direito de se expressar pelos usuários da rede.

Sobre a autora:

Érika Lousano Sanchez Reis é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA; Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst.; Pós-graduanda em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC; Pós-graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade UNINA; Pós-graduanda em Direito Digital pela Faculdade UNINA; Atualmente, exaspera o início do Mestrado pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA, início em Julho de 2022.

_______

Ganhador:

José Eduardo Victor, de Jaú/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Defesa de motorista do Porsche pede HC no STJ

6/5/2024

"Se você falou, cumpra", diz advogado que pede R$ 51 mi a Pablo Marçal

7/5/2024

Lula sanciona lei que cria o marco legal dos jogos eletrônicos

6/5/2024

CNJ manda TJ/RO esclarecer valores milionários pagos a magistrados

6/5/2024

TRF-1: Cargo de policial rodoviário Federal não pode cumular com outro

6/5/2024

Artigos Mais Lidos

STJ: Crustáceos, marca e concorrência desleal

5/5/2024

A NR 38 e o custo da segurança: Um investimento que vale a pena

4/5/2024

A Justiça pede passagem. Linguagem simples, direta e objetiva é o melhor caminho

6/5/2024

Shopping centers: Lojistas devem adotar cautelas na integração de dados para cálculo do aluguel percentual

4/5/2024

Apuração de haveres: A possibilidade de aplicação de metodologias econômicas

5/5/2024