Migalhas Quentes

Juiz proíbe Bolsonaro de utilizar o termo “lepra” em discursos

Em discurso, Bolsonaro teria dito que "o grande mal” da época em que “Cristo nasceu” era a lepra: “o leproso era isolado, distância dele. Hoje, temos lepra também, continua, mas o mundo não acabou naquele momento”.

18/1/2022

Jair Bolsonaro está proibido de utilizar o termo “lepra”, e seus derivados, em suas falas/discursos. A determinação é do juiz Federal Fabio Tenenblat, do RJ, ao analisar discurso do presidente em que chama as pessoas que têm hanseníase de “leprosas”.

Na liminar, o magistrado considerou:

Juiz proíbe Bolsonaro de utilizar o termo “lepra” em discursos.(Imagem: Carolina Antunes | PR)

Termo depreciativo

O autor da ação é o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase contra a União. A entidade relata que, em dezembro de 2021, o presidente Bolsonaro utilizou o termo “lepra” para se referir à hanseníase durante discurso no interior de Santa Catarina.

Bolsonaro teria dito que o grande mal” da época em que “Cristo nasceu” era “a lepra”: "o leproso era isolado, distância dele. Hoje, temos lepra também, continua, mas o mundo não acabou naquele momento”.

De acordo com o Movimento, a expressão “lepra” possui acentuado teor discriminatório e estigmatizante em relação às pessoas atingidas pela hanseníase. A lei 9.010/95 veda o uso do termo "lepra" e seus derivados na linguagem empregada nos documentos oficiais da Administração centralizada e descentralizada da União e dos Estados-membros.

O nome “lepra”, e seu estigma, vem da Idade Média. Nessa época, acreditava-se que a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra. Os doentes eram obrigados, até mesmo, a carregar um sino para anunciar que tinham a enfermidade.

(Imagem: Reprodução )

Proibição prevista na lei

Ao analisar o caso, o juiz Federal Fabio Tenenblat determinou que a União, e quem a represente a qualquer título (incluindo o presidente da República), “abstenha-se de utilizar o termo “lepra” e seus derivados, conforme preconizado pela lei 9.010/95”.

Sobre a lei mencionada, o magistrado explicou que o legislador pretendia coibir não apenas o uso do referido termo, como o de inúmeras outras palavras e expressões igualmente depreciativas.

Nesse sentido, o juiz acrescentou que os termos "lepra" e "leproso" foram utilizados por Bolsonaro: “ninguém pode se escusar de cumprir a lei, alegando que não a conhece, nem mesmo, evidentemente, o presidente da República”.

“Ocorreu, portanto, infringência à referida norma.”

“Ante o exposto, defiro parcialmente o pedido de tutela provisória, para determinar que a União e quem a represente a qualquer título, inclusive o presidente da República, abstenha-se de utilizar o termo ‘lepra’ e seus derivados, conforme preconizado pela lei 9.010/1995”, finalizou o juiz.

Leia a decisão

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Bolsonaro critica Fachin por linguagem neutra: “O que tem na cabeça?”

11/1/2022
Migalhas Quentes

Justiça suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento

28/3/2020

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024