Migalhas Quentes

Morre, aos 91 anos, o advogado Said Halah

Decano da advocacia local de Ribeirão Preto/SP, e migalheiro assíduo, Said Halah presidiu a subseção da OAB, atuou em diversos cargos da Ordem e fundou o escritório Said Halah Advogados.

21/2/2022

Faleceu neste domingo, 21, o advogado Said Halah aos 91 anos.

Decano da advocacia local de Ribeirão Preto/SP, Said Halah presidiu a subseção da OAB nos períodos de 1981/1983 e 1983/1985, tendo ocupado diversos cargos e postos na instituição, como vice-presidente, tesoureiro, membro da comissão de seleção, membro das câmaras de ética e disciplina e conselheiro seccional da OAB/SP por duas vezes.

Migalhas lamenta profundamente o falecimento de Said Halah, migalheiro assíduo e leitor atuante, que sempre contribuiu com a comunidade jurídica.


Ao Migalhas, a família do advogado contou que Said Halah nunca deixou de atender ninguém por falta de condições financeiras: “advogou de graça para meio mundo, fazia o que achava certo, fundou inúmeros sindicatos para garantir os direitos dos trabalhadores rurais reduzidos à condição análoga à de escravo e foi preso na ditadura por isso”, foi o que relataram os netos Thales, Leonardo e Lucas Issa Halah.

A família conta que Said Halah costumava dizer, citando Sobral Pinto, sua grande referência na carreira, que o advogado deve ser sempre “o primeiro juiz da causa” e jamais transigir com a sua dignidade.

Contava com orgulho, ainda, ter inspirado uma filha e cinco netos a optarem pelo curso de Direito. Lembrava, para tanto, o 10º mandamento do advogado de Eduardo Couture: “trata de conceber a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres uma honra para ti propor-lhe que se faça advogado”.

Migalheiro

Em 2019, Migalhas entrevistou Said Halah em razão de um episódio lamentável pelo qual passou na advocacia: quando tinha 84 anos, Said Halah foi agredido por um promotor em plena sessão do Júri. Sempre solícito, o advogado recebeu a nossa equipe e contou com detalhes o caso.

Said Halah sempre nos honrou com os seus comentários jurídicos. Leitor de Migalhas, o advogado já nos enviou diversas cartas comentando os acontecimentos. Leia algumas das cartas:

Informativo de agosto de 2005:

"Quem for isento de culpa atire a primeira pedra. Quem não sabe da existência dessas falcatruas que as CPIs dos Correios e Mensalão ensaiam apurar? Nem vereador de Santo Antônio dos Anzóis, desconhece a existência de caixa "2" nas campanhas eleitorais, custeadas pelas empresas interessadas nas obras e serviços públicos, custo afinal suportado pelo sacrificado povo. Urge que se modifiquem as regras eleitorais para impedir esta prática. Qualquer despesa excedente da verba pública igualitária para qualquer candidato, deveria ser punida com a cassação do registro da candidatura, além de prisão em regime fechado. O momento da anunciada pizza, não obstante se presta para que conquistemos este tipo de legislação eleitoral."

Seção “Leitores”

2009 - Carteira de Previdência dos Advogados

Said Halah - escritório Said Halah Advogados

"O IPESP, segundo o noticiário, deixou de existir, decretada a sua extinção e por conseguinte, a despeito das discussões a respeito, extinta a Carteira de Previdência dos Advogados. Contudo, continua a Justiça a exigir que as partes ao ingressarem com mandatos em juízo recolham taxa destinada à Carteira de Previdência dos Advogados. Não parece um absurdo?"

2015 - Dia do advogado

"Esse cidadão melhor faria se explicasse as acusações de que é alvo (Migalhas 3.677 - 12/8/15 - "Biltre" - compartilhe). A maneira como procede, com total desrespeito à dignidade do cargo para o qual foi conduzido é a unica justificativa para seu ódio para com a nossa profissão. É tempo da Câmara Federal apear do cargo esse indivíduo que não se peja de usar o cargo como instrumento de sua defesa."

Homenagens

A Subseção da OAB de Ribeirão Preto prestou homenagens a Said Halah e decretou luto oficial por três dias:

Com extremo pesar, a Diretoria da 12ª Subseção da OAB (Ribeirão Preto) comunica o falecimento, nesta data, do decano da advocacia local, Dr. SAID HALAH (OAB/SP 12.662), aos 91 anos, mais de 60 deles dedicados à profissão.

O Dr. SAID HALAH presidiu a OAB Ribeirão Preto nos períodos de 1981/1983 e 1983/1985, tendo ocupado diversos cargos e postos na instituição, como vice-presidente, tesoureiro, membro da comissão de seleção, membro das câmaras de ética e disciplina e conselheiro seccional da OAB/SP por duas vezes. Também foi Vereador, Conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto e Presidente do Conselho Deliberativo da APAE por 12 anos.

Foi um dos maiores baluartes da defesa das prerrogativas profissionais, do direito de defesa e do Estado Democrático de Direito, não se curvando jamais ao arbítrio, nem mesmo durante a ditadura militar, quando foi perseguido e preso diversas vezes. Atuou bravamente no processo de redemocratização do País.

Apaixonado pela profissão e sempre dedicado a ajudar o próximo, atuou ativamente até seus últimos dias.

A Advocacia ribeirãopretana perde hoje uma das suas maiores reservas morais e éticas.

Nossos mais sinceros sentimentos à família e amigos enlutados.

Em razão do falecimento do Dr. SAID HALAH, a Diretoria da OAB Ribeirão Preto decreta luto oficial por 3 dias.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Promotor parte pra cima de advogado de 84 anos durante sustentação; OAB desagrava

19/8/2019
Informativo Migalhas

MIGALHAS nº 1.221

1/8/2005

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024