Migalhas Quentes

Vivo indenizará consumidor que teve celular bloqueado por 17 dias

TJ/SP considerou que os transtornos extrapolaram o mero aborrecimento.

23/2/2022

A Vivo terá de indenizar em R$ 5 mil consumidor que teve o celular bloqueado por 17 dias após uma alteração de plano solicitada por ele. A 37ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, ao manter a sentença, considerou que os transtornos superaram o mero aborrecimento inerente à vida em sociedade.

Consumidor ficou com o celular inoperante por 17 dias.(Imagem: Freepik)

Trata-se de ação ajuizada por um cliente em face da Vivo. O autor alega ser titular de linha de telefone celular, junto à ré, e que após alteração de plano, por ele solicitada, os serviços de telefonia e internet móvel ficaram inoperantes por 17 dias.

Em 1º grau, o pedido foi procedente e a operadora foi condenada ao pagamento de R$ 5 mil, a título de danos morais. Desta decisão, ela recorreu ao TJ/SP.

O desembargador Sergio Gomes foi o relator designado do acórdão. Ele pontuou que a falha na prestação de serviços por parte da ré, inegavelmente, causou danos morais ao consumidor e, portanto, presente o dever de indenizar.

O magistrado também acrescentou que o tempo, além do necessário, acima do razoável, despendido pelo autor para buscar solucionar a pendência nunca lhe poderá ser devolvido.

“Atento a todos estes fatores entende-se como adequada a fixação de tal verba em R$ 5.000,00 (cinco mil reais), quantia que atinge o objetivo compensatório e punitivo pretendido, servindo para que a requerida envide esforços no sentido de evitar a repetição de situações como esta, sem que se possa cogitar, por outro lado, de enriquecimento sem causa de quem quer que seja.”

O advogado Léo Rosenbaum, especialista em Direito do Consumidor e sócio do Rosenbaum Advogados Associados, atua na causa.

Confira o acórdão.

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Bloqueio de linha telefônica gera indenização por dano moral em caso de alteração unilateral

14/12/2021
Migalhas Quentes

Vivo indenizará por cancelar linha usada para contato com clientes

6/6/2021
Migalhas Quentes

STJ mantém condenação de operadora em R$ 50 mi por falha em chamadas

12/4/2021

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025