Migalhas Quentes

Juíza limita a 35% descontos em renda para pagamento de consignados

Magistrada deferiu liminar ao considerar que, na proporção atual, descontos prejudicariam subsistência.

5/5/2022

A juíza de Direito Karen Rick Danilevicz Bertoncello, da 18ª vara Cível de Porto Alegre/RS, limitou a 35% os descontos na conta bancária de um devedor relativos a empréstimos consignados. Quanto a dívidas relativas a cartão de crédito, descontos foram limitados a 5%.

Juíza limita a 35% descontos em renda de devedor para pagamento de consignados.(Imagem: Freepik)

O autor pleiteou liminar buscando a repactuação da dívida. A magistrada considerou coerentes os argumentos de que a continuidade dos descontos na conta bancária, na proporção atual, prejudica a própria subsistência do autor, porque corresponde a mais de 30% da renda.

“A parte reservada ao pagamento das despesas de subsistência encontra identificação na proteção do mínimo existencial, enquanto direito fundamental social de defesa originário do princípio da dignidade da pessoa humana, assegurado na Constituição Federal.”

Deferiu, assim, a tutela de urgência, para determinar que o banco limite os descontos relativos a todos os empréstimos consignados em folha de pagamento ou conta corrente, dentro do limite total de 35% da renda líquida do demandante. Quanto às dívidas atinentes a cartão de crédito, deverá ser respeitado o limite legal de 5% de consignação sobre a renda líquida.

O banco também deve se abster de incluir a parte autora nos cadastros restritivos de crédito ou emitir títulos para fins de protesto, enquanto pendente os processos.

Por fim, a juíza suspendeu o feito após cumprimento da liminar para determinar que os autos sejam remetidos ao Cejusc Poa, para que seja realizada audiência de conciliação, fase obrigatória.

A banca Guedes & Ramos Advogados Associados atua pelo devedor.

Leia o despacho.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Como funciona, de forma simplificada, o processo de repactuação de dívidas previsto na lei do superendividamento

19/1/2022
Migalhas Quentes

De dívidas a consignado: Consumidor e a nova lei de superendividamento

12/7/2021

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025