Migalhas Quentes

Cassiano Menke é o mais novo professor de Direito Tributário da UFRGS

Advogado foi nomeado após ser aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos realizado em fevereiro.

9/5/2022

Cassiano Menke, sócio coordenador da área de Direito Tributário do Silveiro Advogados, foi nomeado pelo reitor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para o cargo de professor de Direito Tributário da Faculdade de Direito, após ser aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos realizado em fevereiro.

Cassiano Menke(Imagem: Divulgação)

A nomeação para a UFRGS, além de consagrar a carreira acadêmica e profissional do advogado, é um feito bastante raro na carreira do Direito, já que professores de universidades públicas de excelência raramente têm carreiras corporativas em grandes Escritórios de Advocacia.

Cassiano Menke é mestre e doutor em Direito Tributário pela mesma universidade e vem sendo apontado como uma das maiores referências da área no país. É professor no curso de pós-graduação em Direito Tributário na PUCRS/IET, bem como professor da disciplina tributária na AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), na FMP (Fundação do Ministério Público) e na ESMAFE (Escola dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul). Atua como palestrante em alguns dos maiores congressos de Direito Tributário do país, realizados por instituições como FESDT, IET, IBET, ABDT, IARGS e OAB, além de entidades do Poder Público como CARF, DRJs da Receita Federal do Brasil, TRF, etc.

Cassiano também é autor dos livros "Irretroatividade Tributária Material" e "A Proibição dos Efeitos de Confisco no Direito Tributário" ambos pela Editora Malheiros, e de diversos artigos jurídicos na área do Direito Tributário, estes publicados em revistas e livros de divulgação nacional, tais como o livro "Tributação e Cidadania", lançado em março de 2020, em Brasília, para homenagear os 30 anos do Superior Tribunal de Justiça.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Home office é realidade para 43% dos advogados

30/4/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

As consequências legais de condutas contrárias à boa-fé processual

30/4/2024

Tornando-se aliados-chave na luta contra a corrupção: O papel dos whistleblowers nos EUA

30/4/2024