Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais"

A obra reúne artigos científicos no formato de capítulo de livro, que versam diretamente sobre Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais.

13/5/2022

A obra "Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais - Reflexões Interdisciplinares e Emergentes" (Lutz - 264p.), organizada por Gustavo de Assis Souza, Helen Rose Carlos Rodrigues Guimarães e coautoria de Thiago de Miranda Coutinho, versa sobre as constantes transformações e tensões do constitucionalismo democrático contemporâneo num dilema entre normatividade e efetividade.

(Imagem: Arte Migalhas)

Os direitos fundamentais assegurados em diversas constituições e, baluartes do constitucionalismo democrático contemporâneo, encontram-se em um constante dilema entre normatividade e efetividade. Observamos na sociedade brasileira que determinados indivíduos gozam de uma hiperinclusão e efetividade de seus direitos enquanto outros, marginalizados, vivenciam uma hiperexclusão. Tal disparidade foi acentuada pela pandemia da COVID-19 e tem suscitado inúmeros debates no seio acadêmico.

É nesse contexto que a presente obra coletiva se situa. As constantes transformações e tensões do constitucionalismo democrático contemporâneo devem ser investigadas atentamente, sob pena de retrocessos sociais. Essa obra reuniu, portanto, artigos científicos no formato de capítulo de livro que versam diretamente sobre Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais e pautam-se, primordialmente, pela criticidade, interdisciplinaridade, rigor metodológico e a contextualização com o atual momento sociopolítico, jurídico e/ou econômico brasileiro.

Logo, não constituiu objetivo desta obra reunir estudos meramente descritivos e dogmático de institutos e/ou instituições jurídicas sem as intersecções necessárias com o campo interdisciplinar. Todos os trabalhos dialogam também com os seguintes eixos temáticos: I- Instituições do Estado Democrático de Direito e tutela de direitos; II-Dilemas contemporâneos dos direitos fundamentais e III-Novas tecnologias, regulação e direitos fundamentais.

Sobre os organizadores:

Gustavo de Assis Souza é mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Constituição e Democracia. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Goiás).

Helen Rose Carlos Rodrigues Guimarães é Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Franca; Especialista em Direito Processual Constitucional na Escola de Magistratura do Estado de Goiás e em Direito Constitucional e Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

________

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024