Migalhas Quentes

TJ/SP nega substituir IGP-M pelo IPCA em compra e venda de imóvel

Colegiado entendeu que não foi provado vício social ou do consentimento capaz de macular o pacto celebrado entre as partes.

24/5/2022

A 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, em matéria relatada pela desembargadora Maria do Carmo Honório, reverteu sentença que permitia a substituição do IGP-M pelo IPCA em contrato de compromisso de compra e venda de bem imóvel.

O autor ajuizou ação revisional pretendendo a substituição do índice IGP-M pelo IPCA no contrato em questão.

Segundo o comprador, o aumento atípico do IGP-M e os reflexos da pandemia do coronavírus seriam motivos suficientes para o acolhimento da pretensão.

A sentença acolheu tais argumentos e realizou a readequação da correção monetária prevista em contrato.

TJ/SP nega substituir IGP-M pelo IPCA em compra e venda de imóvel.(Imagem: Freepik)

O acórdão, contudo, reformou a decisão para julgar improcedente o pedido. A relatora pontuou em seu voto:

"Não foi provado vício social ou do consentimento capaz de macular o pacto celebrado entre as partes, muito menos ocorrências supervenientes extraordinárias e imprevisíveis, de maneira que, tanto pela legislação comum quanto pela especial, deve prevalecer a autonomia da vontade dos contratantes, sobretudo pelos termos do compromisso de compra e venda serem claros quanto ao valor do imóvel e à forma de atualização das parcelas e o autor ser pessoa com plena condição de praticar os atos da vida civil e concluir pela conveniência, ou não, de concretizar determinado negócio jurídico, pelo preço e forma de atualização do valor que lhe foram apresentados."

A magistrada ressaltou, ainda, que a pandemia "não é suscetível de ensejar o reconhecimento da onerosidade excessiva ao apelado, já que tais oscilações são ínsitas ao mercado financeiro e ao contexto econômico, aos quais todos (inclusive as apelantes) estão sujeitos".

O escritório Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados participa do caso.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Justiça substitui IGP-M pelo IPCA em contrato de compra e venda

29/3/2022
Migalhas Quentes

Juíza substitui reajuste do IGP-M por IPCA em parcelas de apartamento

4/2/2022
Migalhas Quentes

IGP-M ou IPCA? Ações sobre correção de aluguel aguardam análise do STF

10/1/2022

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025