Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Em Defesa da Honra - A retórica de Clovis Sahione"

Procurando contribuir para o registro da História do Direito no Rio de Janeiro, os autores contam bastidores destes casos a partir da perspectiva do advogado dos réus.

25/7/2022

A obra "Em Defesa da Honra - A retórica de Clovis Sahione" (Rebento Editora - 292p.), de autoria de Sergio Pugliese e André Felipe de Lima, mostra a complexidade do trabalho retórico na construção das teses de defesa feitas por Sahione por meio de uma narrativa poética e eletrizante.

(Imagem: Arte Migalhas)

Chamado pela imprensa de “advogado das causas impossíveis”, o advogado criminalista Clovis Sahione atuou em casos que marcaram a memória do júri popular brasileiro nas últimas décadas.

A partir de uma extensa pesquisa nos arquivos do Tribunal do Júri do Rio de Janeiro e nos da imprensa, na leitura atenta dos volumosos processos criminais em que Clovis Sahione atuou como jurista, bem como entrevistas diretas com ele e com alguns de seus antigos clientes, como Dorinha Duval, Cláudia Grimberg, Lucia Penteado, Hosmany Ramos e o general Newton Cruz, este livro deixa registradas as lições de oratória jurídica do grande advogado carioca.

Sergio Pugliese e André Felipe de Lima reconstroem alguns casos extraordinários nos quais atuou Sahione e que se tornaram emblemáticos ou por ter sido a ocasião de conferir novo uso a velhas teses jurídicas ou pela comoção social gerada.

Procurando contribuir para o registro da História do Direito no Rio de Janeiro, os autores contam bastidores destes casos a partir da perspectiva do advogado dos réus. 

___________

Ganhadora:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes critica juízes que negam recursos de réus absolvidos por falta de provas

15/5/2024

Moraes vota por invalidar quatro dispositivos da lei de improbidade

15/5/2024

STJ possibilita decretação do divórcio após morte de um dos cônjuges

16/5/2024

Banco utiliza visual law em petições contra golpes e fraudes

16/5/2024

DF é condenado após professora acordar aluna em sala com um lápis

17/5/2024

Artigos Mais Lidos

As mensagens enviadas por WhatsApp após o horário de trabalho podem configurar horas extras?

15/5/2024

A legalidade da cobrança de dívida prescrita no Brasil: Uma análise jurídica e a atuação do direito bancário no combate à advocacia predatória nesses casos

16/5/2024

Conflitos e perspectivas na tributação de heranças e doações: SC COSIT 21/24

17/5/2024

Primeiras impressões do provimento 161/24 do CNJ

16/5/2024

Impossibilidade de redirecionamento da execução fiscal ao espólio ou sucessores do executado falecido antes da citação

17/5/2024