Migalhas Quentes

Resíduos Sólidos e Novo Marco do Saneamento Básico são tema de evento

Organizado pela banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados e a Fundace, evento será realizado dia 18/8.

16/8/2022

O Novo Marco do Saneamento Básico, Lei 14.026, de 15/7/20, trouxe várias alterações à legislação relativa aos serviços públicos de saneamento básico. Completados dois anos de sua publicação, alguns estudos sobre sua aplicação já se encontram maduros, outros nem tanto.

No que diz respeito ao serviço público de manejo de resíduos sólidos, várias das determinações do Novo Marco lhe impactaram. Dentre elas, (i) a cobrança obrigatória pelos Municípios, regulamentada pela Norma de Referência nº 1, da ANA; (ii) a regionalização da prestação de serviços com intuito de promover o ganho de escala que vise sua universalização de forma mais célere; (iii) a obrigatoriedade de publicação e atualização a cada 10 anos dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos pelos municípios; e (iv) o fim dos lixões, com prazos determinados, sendo o mais longínquo estabelecido em 2024.

Os desafios para os próximos anos serão muitos e, consequentemente, também os debates em torno da aplicação dessas novas disposições.

Diante dessa realidade, a banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados e a Fundace realizam o seminário presencial "Resíduos Sólidos e o Novo Marco do Saneamento Básico: regulação, concessões e tendências", a ocorrer no dia 18/8, na Faculdade de Economia e Administração da USP, no campus de Ribeirão Preto/SP.

O evento será composto de três painéis de debates e contará com especialistas atuantes no setor de manejo de resíduos sólidos, que promoverão debates acerca de modelos de prestação de serviços, regulação, controle, cobranças de taxas e tarifas, e tantos outros desafios que surgiram para o setor com a publicação do Novo Marco.

A organização do evento pretende reunir um público engajado na prestação desse serviço, desde agentes públicos municipais até vinculados a prestadores públicos e privados, bem como seus dirigentes, reguladores, controladores e até mesmo pesquisadores da área.

(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025