Migalhas Quentes

AGU edita regras para aplicar lei de improbidade na esfera disciplinar

Entendimento deverá ser seguido por toda a administração pública Federal.

11/11/2022

Parecer da AGU que estabelece parâmetros para a aplicação da lei de improbidade administrativa (14.230/21) na esfera disciplinar foi publicado no DOU desta quinta-feira, 10. Como o parecer foi ratificado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ele ganhou efeito vinculante e deve ser observado por toda a Administração Pública Federal.

O documento dirime eventuais dúvidas que os administradores públicos poderiam ter a respeito da aplicação da nova lei a processos disciplinares já concluídos e em andamento. O parecer estabelece que a nova legislação não deve retroagir de forma que alcance sanções disciplinares já aplicadas no âmbito de processos administrativos disciplinares concluídos antes do advento da Lei.

Em relação aos atos supostamente ímprobos que aconteceram antes das inovações legislativas e que ainda não foram julgados, é necessária avaliação de cada caso concreto. Assim, é possível a aplicação da nova norma, desde que sua disposição seja mais benéfica ao acusado.

"O parecer vai conferir plena segurança jurídica para a Administração Pública, seja para preservar todos os julgamentos já consolidados antes da lei, seja para aplicar ou não a lei nos atos pendentes, a partir do exame de cada situação e de cada caso concreto", resume o diretor do Departamento de Coordenação e Orientação de Órgãos Jurídicos da Consultoria-Geral da União, Victor Ximenes Nogueira.

Parecer da AGU estabelece parâmetros para aplicação da lei de improbidade.(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF permite que pessoa jurídica interessada ajuíze ação de improbidade

31/8/2022
Migalhas Quentes

Improbidade administrativa: Homem consegue adiar efeitos de condenação

26/7/2022

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025