Migalhas Quentes

OAB/SP e ADVB lançam campanha nacional do centenário da festa à bandeira brasileira

x

12/4/2007


Mobilização

OAB/SP e ADVB lançam campanha nacional do centenário da festa à bandeira brasileira

Hoje, às 12 h, no São Paulo Club (Av. Higienópolis, 18, esq. com Rua Veridiana), a OAB/SP e a ADVB lançam a CAMPANHA NACIONAL DO CENTENÁRIO DA FESTA À BANDEIRA BRASILEIRA, que acontece no dia 19 de novembro de 2008. Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado.

“Durante os 20 meses que antecedem a data comemorativa iremos realizar uma série de atividades, tendo a Bandeira Brasileira como tema, como exposições de Bandeiras históricas, caminhadas, seminários, concursos de fotos, cinema e literatura. “Queremos mobilizar o país em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade”, diz o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. Entre as iniciativas, também está prevista a distribuição de milhares de mudas de pau-brasil, árvore símbolo da brasilidade. Somente na cidade de São Paulo, há proposta para que cada uma das mais de 4 mil praças ganhe um exemplar dessa árvore-símbolo.

Na ocasião do lançamento serão homenageados: o general do Exército Luiz Edmundo Maia Carvalho e o gal. Antônio Gabriel Ésper, respectivamente o que deixa e o que assume o Comando Militar do Sudeste, o vice-almirante José Carlos Cardoso, da Marinha, comando do IV Distrito Naval, e o major brigadeiro do Ar, comandante do IV Comar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.

Segundo Miguel Ignátios, a idéia da campanha nacional surgiu em função da necessidade de fazer resgates permanentes dos símbolos nacionais, sendo que a bandeira representa o Brasil . “No centenário do início das comemorações de nosso símbolo máximo, é importante que seja lembrado. A Campanha quer ter caráter educativo, cívico e de divulgação”, diz o presidente da ADVB, que ressalta a distribuição de milhões de bandeiras ao longo da campanha, buscando atingir a meta de uma bandeira em cada casa brasileira.

O projeto da Bandeira Brasileira, de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista “Ordem e Progresso” foi sugerido por Benjamim Constant á Teixeira Mendes, que na íntegra expressava “O amar por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”. As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do Rio de Janeiro, do dia 15 de novembro de 1889, vista fora da esfera celeste.

______________

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025