Migalhas Quentes

Decreto que restringiu armas foi oportuno e importante, diz Pierpaolo

Na avaliação do criminalista, nos próximos quatro anos deve haver uma maior racionalidade e enfrentamento dos problemas com base técnica.

3/1/2023

Em um dos seus primeiros atos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto 11.366/23, que dá início ao processo de reestruturação da política de controle de armas no Brasil. A norma reduz o acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de CACs - Caçadores, Atiradores e Colecionadores. Também suspende as autorizações de novos clubes de tiro até a edição de nova regulamentação.

Na avaliação do advogado criminalista e professor Pierpaolo Cruz Bottini, que integrou o grupo técnico de transição do governo, o decreto foi oportuno e importante.

“Nós vimos nos últimos tempos, em especial no último governo, uma política de armamento da população, uma proliferação do uso de armas, e isso teve reflexos na segurança pública e no aumento da prática de delitos.”

Segundo o especialista, há estatísticas que demonstram que boa parte das armas apreendidas com membros de grupos organizados tiveram origem legal, ou seja, foram armas adquiridas legalmente. “Essa política de armamento resultou em um problema político-criminal”, destacou.

“Restringir o uso de armas e organizar clubes de tiro é importante para que a gente tenha uma contenção da criminalidade e para que a gente não só desarme a população, mas também impeça uma das fontes de aquisição de armas por parte do crime organizado.”

Entre outros pontos, o decreto assinado por Lula:

Na avaliação de Bottini, o impacto imediato da norma deve ser uma redução do armamento da população.

“Certamente vai ter um relevante impacto estatístico, não no número de crimes porque essa relação não é tão imediata, mas certamente nessa facilidade de acesso às armas tanto por pessoas comuns quanto por aqueles que operam e integram o crime organizado.”

Próximos quatro anos

Ao ser questionado sobre o que podemos esperar do governo Lula no quesito segurança pública, o criminalista respondeu que nos próximos quatro anos deve haver uma maior racionalidade e enfrentamento dos problemas com base técnica.

“Segurança pública não é resolvida através de chavões, de ideias simples e básicas como: ‘vamos prender todo mundo’, ‘vamos garantir a lei e a ordem’, ‘vamos endurecer as leis penais’. Isso não funcionou em nenhum lugar do mundo.”

De acordo com Bottini, para se desenvolver medidas de segurança pública é preciso ter uma gestão de dados, uma inteligência policial e organizar um sistema estatístico. “Nada disso aconteceu no governo passado”, ressaltou.

“Para combater a criminalidade precisamos mais do que palavras vazias, a gente precisa de inteligência, de informação estratégica e medidas efetivas naqueles lugares em que a criminalidade é grave, e infelizmente não são poucos no Brasil.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF valida lei de SP que proíbe fabricar e vender armas de brinquedo

2/1/2023
Migalhas Quentes

Flávio Dino assume o ministério da Justiça

2/1/2023
Migalhas Quentes

Lula revoga decretos de Bolsonaro e reduz acesso a armas

2/1/2023
Migalhas Quentes

STF suspende decretos que flexibilizam compra e porte de armas

21/9/2022
Migalhas Quentes

Projeto exige aptidão psicológica para policiais portarem armas

17/9/2022
Migalhas Quentes

Em decisão sobre armas, ministro critica falas e decretos de Bolsonaro

22/9/2021

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024