Migalhas Quentes

Shopping indenizará donas de veículo danificado em estacionamento

1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF ressaltou que caberia ao shopping provar que o dano não ocorreu no interior do seu estacionamento, ao anexar na íntegra os vídeos das câmeras de segurança.

30/7/2023

A 1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve decisão que condenou o DF Plaza Ltda ao pagamento de indenização às motoristas que tiveram veículo danificado em estacionamento privado. A decisão do colegiado estabeleceu a quantia de R$ 1.229,44, por danos materiais.

De acordo com o processo, em 28 de julho de 2021, a mulher estacionou o veículo no estacionamento do shopping. Ao retornar, verificou que a lateral, do lado do motorista, estava riscada.

Relator argumentou que cabe ao shopping provar que o dano não ocorreu no interior do estacionamento.(Imagem: Freepik)

No recurso, o estabelecimento argumentou que o veículo já apresentava as avarias antes de entrar em seu estacionamento e que não é possível ocorrer dano no lado esquerdo do carro, uma vez que desse lado havia uma pilastra.

Ademais, sustentou que os gastos não foram devidamente comprovados, uma vez que apenas anexaram ao processo o orçamento, sem prova de pagamento.

Ao julgar o recurso, a turma destacou que o shopping poderia ter apresentado no processo a gravação do sistema de segurança, a fim de refutar as alegações das autoras, mas não o fez. Informou que essa conduta pesa em seu desfavor, o que origina a presunção de veracidade das informações apresentadas por elas.

Por fim, ressaltou que caberia ao shopping provar que o dano não ocorreu no interior do seu estacionamento, ao anexar na íntegra os vídeos das câmeras de segurança, e que os danos informados pelo shopping são em lugares diferentes dos apresentados pelas motoristas.

Concluo que as recorridas tiveram seus direitos violados com consequente perda patrimonial, razão pela qual devem ser reembolsadas pelo dano material indevidamente suportado.

Leia o acórdão.

Informações: TJ/DF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juíza determina que shopping preste contas de locação a lojistas

14/3/2023
Migalhas Quentes

STJ: Homem será indenizado por roubo antes da cancela de shopping

14/3/2023
Migalhas Quentes

Shopping deverá prestar contas condominiais a lojista

11/12/2022
Migalhas Quentes

Loja de shopping consegue substituir índice de correção do aluguel

24/6/2022

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025