Migalhas Quentes

OAB/SP assina convênio para criação das Casas de Justiça

O convênio será firmado hoje, às 13h, com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça.

11/8/2023

A OAB/SP e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, assinam, nesta sexta-feira, um acordo de cooperação para dar início ao projeto piloto das Casas de Justiça. O objetivo é transformar as subseções em centros de resolução de conflitos extrajudiciais, capacitando advogadas e advogados para trabalhar como facilitadores.

Subseções do interior e litoral devem se transformar em centros de resolução de conflitos extrajudiciais com advogados capacitados.(Imagem: Pexels)

De acordo com o vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, o projeto das Casas de Justiça visa atender a população de maneira célere, colaborando para dar uma resposta mais ágil a quem procura a justiça.

“Sabemos que o Judiciário sofre de um esgotamento notório, o que faz com que os processos levem anos para dar uma resposta definitiva ao cidadão. Nosso papel é tentar dar uma resposta mais rápida ao cidadão, e ao mesmo tempo, ofertar mais campo de trabalho para os advogados.”

O projeto ainda está em fase inicial e a partir da assinatura, um grupo de trabalho deverá definir que casos poderão ser enviados para as Casas de Justiça.

“A ideia é que seja oferecido, a depender do caso e da necessidade, soluções alternativas de conflito como mediação, conciliação, entre outros. Além disso, também vamos procurar o Tribunal de Justiça de São Paulo para averiguarmos qual a melhor forma de testarmos o piloto.”

A assinatura do acordo contará com as presenças do secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, e da chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial do CFOAB, Lázara Carvalho, e será realizada durante a Jornada Cultural, em comemoração ao Mês da Advocacia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025