Migalhas Quentes

Pesquisadora que denunciou suposto plágio é absolvida de calúnia

Magistrado entendeu que não houve dolo no envio de e-mail pela pesquisadora acusando colega de plágio.

22/8/2023

Mestranda que expôs ao corpo docente suspeita de plágio em trabalho de outra acadêmica foi absolvida da acusação de calúnia. Decisão é do juiz de Direito Bruno Luiz Cassiolato, da 4ª vara Criminal de Campinas/SP, que não identificou dolo na conduta da pesquisadora.

Após perceber que informações produzidas para o seu projeto de pesquisa, ainda não divulgado publicamente, foram utilizados por outra pesquisadora que trabalhava com o mesmo professor-orientador, a mestranda fez inúmeras tentativas de alertar a administração da instituição de ensino, que não foram atendidas.

Decidiu, então, comunicar o fato ao corpo docente por e-mail, o que resultou no oferecimento de queixa-crime pela pesquisadora exposta pelo suposto plágio, alegando que teve sua honra e reputação ofendidas.

De acordo com os autos, pesquisadora tentou resolver a questão do plágio institucionalmente mas não conseguiu apoio. (Imagem: Freepik)

Na sua decisão, após ouvir diversas testemunhas envolvidas e próximas ao caso, o juiz destacou que “para caracterização dos delitos é preciso que seja comprovado o dolo das condutas […] quanto a isso, a prova oral colhida acrescentou preciosos elementos para formação da convicção deste juízo”. 

A conclusão do magistrado foi de que a mestranda “não buscava dolosamente ofender a imagem [...], ou praticar condutas criminosas contra a honra, mas, sim, obter ajuda e esclarecimentos quanto à problemática que havia sido anteriormente exposta, ainda que fosse para alcançar resposta de improcedência”.

Atuaram no caso os advogados Pedro Beretta, sócio da Höfling Sociedade de Advogados, e Gustavo Nascimento Gomes.

Veja a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/CE: Wesley Safadão é inocentado de acusações de plágio por músico

6/5/2023
Migalhas Quentes

TJ/SP nega plágio em projetos arquitetônicos de condomínio de luxo

25/9/2022
Migalhas Quentes

STJ derruba decisão que condenou Google por plagiar sistema de buscas

20/9/2022
Migalhas de Peso

Direitos autorais e reflexões sobre as recentes acusações de plágio ao novo clipe da Anitta

23/8/2022
Migalhas Quentes

Justiça de SP condena bruxa por plágio em curso de magia

27/6/2022
Migalhas de Peso

A inteligência artificial na identificação de plágio

7/4/2022
Migalhas Quentes

Engenheira que teve projeto de obra plagiado será indenizada

4/2/2019
Migalhas Quentes

Professor indenizará alunos por acusação de plágio e conduta inadequada

20/7/2016
Migalhas Quentes

Identidade de ideias e características não é suficiente para configurar plágio

16/5/2016

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025