Migalhas Quentes

Viviane Kunisawa é a mais nova sócia da banca Daniel Advogados

A advogada irá liderar a estruturação da área de Direito Regulatório em Life Sciences.

28/8/2023

Viviane Yumy Kunisawa é a mais nova sócia da banca Daniel Advogados e irá liderar a estruturação da área de Direito Regulatório em Life Sciences. Com mais de duas décadas de experiência em Propriedade Intelectual, Viviane se destaca por seu trabalho em projetos de enforcement de patentes e no combate à concorrência desleal, aliando seus conhecimentos em Direito Regulatório na defesa dos interesses de seus clientes da indústria farmacêutica e do agronegócio.

Formada em Direito pela UERJ, a advogada possui um mestrado em Direito da Propriedade Intelectual pelo Munich Intellectual Property Law Center, bem como um doutorado pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Viviane tem uma carreira acadêmica impressionante, tendo sido pesquisadora bolsista no Max Planck Institute for Innovation and Competition, em Munique, e pesquisadora convidada no Institute of Intellectual Property (Chizaiken), em Tóquio.

Além de sua dedicação à pesquisa e ao estudo da Propriedade Intelectual, Viviane também teve uma vivência profissional abrangente e diversificada. A nova sócia atuou em outros escritórios de propriedade intelectual, aprimorando suas habilidades jurídicas e conhecimento do mercado. Além disso, exerceu o papel de executiva na área jurídica em uma multinacional do agronegócio, onde permaneceu por quase oito anos, acumulando experiência prática e estratégica na indústria. Ao longo de sua carreira, desempenhou um papel fundamental na gestão de estratégias de propriedade intelectual e atuou como business partner do departamento de assuntos regulatórios, fornecendo suporte jurídico crucial para a aprovação de produtos junto ao governo brasileiro. Sua atuação incluiu também a mitigação de riscos e a liderança de importantes iniciativas de advocacy junto às associações do setor de defensivos agrícolas, biotecnologia e sementes.

Viviane Yumy Kunisawa(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025