Migalhas Quentes

STJ: Há dolo eventual em demolição de imóvel com vítimas no interior

Por unanimidade, 6ª turma reconheceu existência de dolo eventual na atitude do réu.

12/9/2023

Em decisão durante julgamento na tarde desta terça-feira, 12, a 6ª turma do STJ entendeu que demolição de imóvel com presença de pessoas no interior caracteriza dolo eventual. 

Em 2014, um homem derrubou uma casa com retroescavadeira enquanto a vítima estava em seu interior. Segundo consta dos autos, ele estava inconformado com resultado de ação de usucapião. 

Em 1ª instância, o juízo desclassificou o ato para esbulho possessório e declarou extinta a punibilidade do acusado em razão da decadência.

Segundo consta dos autos, homem utilizou retroescavadeira para demolir imóvel habitado.(Imagem: Freepik)

Em grau recursal, o TJ/CE deu parcial provimento para submeter o réu ao tribunal do júri. No acórdão, entendeu o TJ que restou caracterizado dolo eventual, pois o réu continuou a demolir o imóvel sabendo da presença das vítimas no interior. 

No STJ, relatora, ministra Laurita Vaz, ao analisar HC, manteve o acórdão do TJ/CE e apontou que, ao demolir o imóvel, o acusado assumiu o risco de morte, cabendo ao júri decidir a respeito do homicídio.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Acidente, culpa em sentido estrito ou dolo eventual?

22/9/2022
Migalhas Quentes

STJ: É admitida qualificadora de meio cruel em pronúncia por homicídio de trânsito com dolo eventual

18/2/2020
Migalhas Quentes

STJ: Homicídio com dolo eventual na direção de carro é compatível com tentativa

5/4/2018

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025