Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "II Coletânea de Direito Médico e da Saúde"

O livro conta com a coautoria da advogada Luana Sarkis, do Battaglia & Pedrosa Advogados.

19/1/2024

A obra "II Coletânea de Direito Médico e da Saúde" (Plenavoz - 240p.), organizada por Maria da Glória Virginio Barbosa e Regina Claudia Virginio Barbosa, apresenta uma crítica à judicialização da saúde na perspectiva da estrutura do Direito. O livro conta com a coautoria da advogada Luana Sarkis, do Battaglia & Pedrosa Advogados

A obra reúne artigos referente ao tema.(Imagem: Arte Migalhas)

"O leitor irá encontrar nesta obra artigos relevantes e atuais ligados ao Direito Médico e da Saúde. São abordados temas como: os impactos da tecnologia na mitigação da pandemia; o destino dos embriões congelados; a importância do prontuário médico na apuração da responsabilidade civil do médico; CNJ e o direito à saúde; direito à intimidade pós-morte; responsabilidade civil médica e hospitalar no suicídio do paciente; a ortotanásia e a efetividade das diretrizes antecipadas de vontade no Brasil. Além das questões citadas, a obra apresenta uma crítica à judicialização da saúde na perspectiva da estrutura do Direito e a busca do caminho fácil.

O livro também engloba temas fundamentais para essa área de conhecimento, tais como: a importância das técnicas de pseudoanonimização para o tratamento de dados pessoais sensíveis na atividade médica; a banalização do dano moral e seus reflexos nas ações de erro médico no Brasil; gravidez na adolescência; análise da violação dos dados sensíveis do paciente sob a ótica da LGPD; termo de consentimento informado: iatrogenia como causa de excludente de responsabilidade civil na relação médico x paciente; autismo e o direito ao tratamento especializado na saúde.

Como podemos constatar, a obra oferece a oportunidade de mais conhecimento ao profissional ou estudante do direito, assim como da área médica."

Sobre as organizadoras:

Maria da Glória Virginio Barbosa é conferencista, palestrante e escritora. Graduada em Direito, licenciada em História, possui três pós-graduações nas seguintes temáticas: Prática judicante, Direitos Humanos Econômicos e Sociais e Direito Civil Constitucional. É formada em Direito Médico.

Regina Claudia Virginio Barbosa é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Civil Constitucional. Foi subgerente de acompanhamento e Controle da Execução dos Programas Educacionais e Juíza Conciliadora no Juizado Especial Cível.

Sobre a coautora:

Luana Sarkis é advogada e atua na área do Direito à Saúde, Médico e Hospitalar do escritório Battaglia & Pedrosa Advogados. É professora universitária e pesquisadora em Bioética pela USP, campus Ribeirão Preto.

-----

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025