Migalhas Quentes

Vira-lata caramelo pode virar manifestação cultural imaterial do Brasil

O projeto de lei foi proposto na Câmara dos Deputados.

26/1/2024

O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente em diversos aspectos da sociedade. Com base nessa premissa, o deputado Federal Felipe Becari apresentou o projeto de lei 1.897/23, na Câmara dos Deputados, visando oficializar o reconhecimento do vira-lata caramelo como uma expressão cultural imaterial do país.

Na proposta, o parlamentar destaca que a expressão "vira-lata caramelo" está profundamente arraigada em nossa cultura, sendo utilizada para identificar um dos cães mais populares e queridos do Brasil.

“Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas. No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira.”

Vira-lata caramelo.(Imagem: Freepik)

O deputado menciona um episódio marcante em 2020, quando a substituição da imagem do lobo-guará por um vira-lata nas novas cédulas de R$ 200 se tornou viral na internet. A cachorrinha Pipi, residente em Porto Alegre, foi a escolhida para figurar na nota, gerando uma petição com mais de 10 mil assinaturas para que os papagaios nas cédulas de R$ 10 fossem substituídos por vira-latas caramelo.

“Sem entrar no mérito das iniciativas e independente das intenções dos cidadãos, o vira-lata caramelo se tornou símbolo nacional.”

Becari conclui destacando que, apesar do amor recebido, os vira-latas ainda enfrentam preconceito de algumas pessoas, que os consideram inferiores aos cães de raça pura. Assim, ele reforça que esses cães são não apenas um símbolo da cultura brasileira, mas também uma presença constante em vários aspectos da sociedade, desde a música até a literatura, filmes, novelas e séries brasileiras.

“Eles costumam ser retratados como animais leais, inteligentes e corajosos, o que ajuda a desmistificar a ideia de que os cães de raça pura são superiores.”

A Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura define como patrimônio imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cães auxiliam crianças vítimas de violência em fórum de Londrina/PR

28/7/2023
Migalhas Quentes

Cão Beethoven é nomeado diretor de combate a maus-tratos da OAB/MG

10/2/2023
Migalhas Quentes

Margaux: Golden Retriever reforça segurança da Câmara dos Deputados

15/10/2021

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025