Migalhas Quentes

Ministro do STJ nega cobrança de dívida prescrita de R$ 190,84

João Otávio de Noronha ressaltou que com a prescrição da pretensão do credor, fica impossibilitada a cobrança do débito, judicial ou extrajudicialmente.

11/3/2024

O ministro João Otávio de Noronha, do STJ, não conheceu de recurso especial de empresa que visava a exigibilidade da cobrança extrajudicial de dívida prescrita de R$ 190,84. O ministro destacou que a jurisprudência do STJ é no sentido de que, sendo incontroversa a prescrição da pretensão do credor, fica impossibilitada a cobrança do débito, judicial ou extrajudicialmente.

Ao STJ, empresa defendeu a exigibilidade da cobrança extrajudicial de dívida prescrita. Para tanto, sustentou que a dívida em si não se extingue, e desta forma, mesmo prescrito o direito da ação judicial, não há qualquer impedimento para o credor continuar acionando o consumidor inadimplente a fim de recuperar o crédito.

Ainda, a empresa alegou que decisão do TJ/MG que reconheceu a inexigibilidade do débito diverge do entendimento de que a prescrição atinge tão somente a pretensão de ajuizamento de ação.

Dívida prescrita não pode ser cobrada, ressalta ministro João Otávio de Noronha.(Imagem: Rafael Luz/STJ)

O ministro destacou, ao analisar o caso, que o entendimento do tribunal de origem está em consonância com a jurisprudência do STJ de que, sendo incontroversa a prescrição da pretensão do credor, fica impossibilitada a cobrança do débito, judicial ou extrajudicialmente.

Diante disso, não conheceu do recurso especial.

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ: Ministro impede cobrança extrajudicial de dívida prescrita

4/2/2024
Migalhas Quentes

STJ: Não é lícito ao credor cobrar extrajudicialmente dívida prescrita

23/12/2023
Migalhas Quentes

TJ/SP: Dívida prescrita não pode ser cobrada extrajudicialmente

29/7/2023

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025