A obra "Corrupção e Administração Pública no Brasil: Combate Administrativo e a lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção)" (Almedina 309p.) escrita por Clóvis Alberto Bertolini de Pinho, originou-se da dissertação de mestrado do autor. Originalmente intitulada "Há um sistema brasileiro administrativo de combate à corrupção?", esta dissertação foi apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, resultando na obtenção do título de Mestre em Direito do Estado. Este trabalho oferece uma valiosa contribuição para o conhecimento e desenvolvimento da proteção do interesse público no Brasil.
Partindo do reconhecimento de que a corrupção é um problema sistêmico, envolvendo valores que transcendem o âmbito marginal, a obra de Clóvis Alberto Bertolini Pinho tem como objetivo principal analisar o estado atual, ou seja, examinar como as diversas instâncias da Administração Pública encarregadas de promover o controle da corrupção se configuram, identificando tanto suas áreas de eficácia quanto seus pontos frágeis.
Como ressalta o autor, "O trabalho de pesquisa é essencialmente descritivo, abordando a investigação de um sistema administrativo de combate à corrupção."
Sobre o autor:
- Bento Ricardo Corchs de Pinho, de Santos/SP;
- Carlos Roberto Gonçalves, de Lagoa Santa/MG.