Migalhas Quentes

Ministro Mauro Campbell é eleito o novo corregedor Nacional de Justiça

O ministro toma posse a partir de agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.

23/4/2024

O ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido pelo Pleno do STJ nesta terça-feira, 23, como novo corregedor Nacional de Justiça. O ministro toma posse a partir de agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.

A indicação será submetida à apreciação do Senado Federal. A nomeação caberá ao presidente da República.

A eleição do novo corregedor se deu na mesma sessão em que foi realizada a eleição para a presidência da Corte, em que foram eleitos os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão como presidente e vice-presidente.

Ministro Mauro Campbell Marques.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Currículo

Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques se formou em Direito pelo Unibennett - Centro Universitário Metodista Bennett. É o atual diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, além de integrar a Corte Especial, a 1ª seção e a 2ª turma do STJ.

O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição em seu Estado por três vezes, sempre eleito pelos seus pares.

A vasta experiência na gestão pública contribuiu para sua atuação na 1ª seção, sobretudo nas órbitas do Direito Administrativo sancionador e do Direito Financeiro, Tributário e Previdenciário, áreas onde costuma produzir marcos relevantes para a jurisprudência nacional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Herman Benjamin será o próximo presidente do STJ; Salomão é eleito vice

23/4/2024
Migalhas Quentes

Veja quem indicou os ministros do STJ e quando devem deixar o cargo

3/1/2024

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025