Migalhas Quentes

OAB/SP promove curso para advogados conhecerem seus direitos

Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre questões como ética profissional, prerrogativas do advogado, responsabilidades e direitos perante os clientes e o judiciário, além de dicas para evitar problemas e garantir uma atuação mais assertiva.

10/5/2024

Projeto inédito da OAB/SP, o Workshop de Prerrogativas está percorrendo o estado para informar a advocacia paulista a respeito dos direitos assegurados para o exercício da profissão. O próximo destino é Campinas, no dia 16 de maio, a partir das 17h30, na Casa da Advocacia. A iniciativa da Escola de Prerrogativas da OAB/SP já passou por Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São Paulo.

Gratuito, o Workshop é voltado para presidentes de comissões, conselheiros, coordenadores e integrantes de comissões de prerrogativas e funcionários das Subseções, mas qualquer advogado interessado pode participar. Além de esclarecimentos sobre o regimento interno da OAB e das leis federais que asseguram os direitos da advocacia, os palestrantes explicam como funciona a parte procedimental, como as emergências devem ser tratadas e os acordos estabelecidos com o INSS, instituição com histórico de violações de prerrogativas.

“Também abordamos as violações de gênero, porque assim atingimos os direitos da mulher advogada e do público LGBTQIA+, além de situações ligadas às violações de prerrogativas por questões raciais”, detalha Roberta Azzone, diretora da Escola de Prerrogativas da OAB SP.

O conteúdo é dividido em palestras de Azzone, Rodrigo Tamassia, supervisor geral de Prerrogativas, e Gustavo Paviotti, vice-presidente da área previdenciária da Comissão de Prerrogativas da OAB SP.

“A ideia principal do Workshop é a padronização. É importante todo mundo falar a mesma língua, dentro do que o nosso regimento interno determina e dentro do que a legislação traz”, ressalta a diretora da Escola de Prerrogativas. As inscrições para o Workshop de Prerrogativas em Campinas podem ser feitas por meio de um formulário na internet.

Prerrogativas nas Universidades

Outra frente de atuação da Escola de Prerrogativas da OAB/SP é a orientação e formação de estudantes de Direito. Por meio de parcerias com universidades, são oferecidas aulas magnas presenciais. “Damos conhecimento aos alunos sobre a história das prerrogativas profissionais e quais elas são, além de exemplos práticos de violações e os procedimentos adotados em cada caso. Ou seja, já damos para o futuro juiz, futuro promotor e futuro advogado esse conhecimento mais profundo de todo o contexto das prerrogativas”, conta Azzone. Por iniciativa da OAB/SP, desde 2022 a matéria é obrigatória no Exame de Ordem em todo o país. 

Além dos workshops e palestras em universidades, a Escola de Prerrogativas vai passar a oferecer, ainda neste mês, cursos on-line para a advocacia, aproveitando a estrutura da ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB SP. Nos próximos dias, estará disponível no site da instituição uma aula sobre “Lawfare de Gênero”, ministrada pela presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini.

OAB/SP promove cursos para advogados saberem de seus direitos.(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025