Migalhas Quentes

Senado: CCJ aprova obrigação do MP em crimes de estelionato contra PcD

Texto será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.

16/5/2024

CCJ - Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na quarta-feira, 15, uma proposta que responsabiliza o MP pela instauração de ação penal por estelionato contra indivíduos com deficiência, independentemente da iniciativa da vítima.

Sob relatoria do senador Plínio Valério, o texto foi aprovado com parecer favorável e, diante da ausência de recurso para votação em plenário, será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.

Avança no Senado obrigação do MP de processar estelionato contra PcD.(Imagem: Jonas Pereira/Agência Senado)

O PL 3.114/23 modifica o CP, estabelecendo que casos de estelionato contra pessoas com quaisquer tipos de deficiência sejam processados por meio de ação pública incondicionada, que é iniciada pelo MP sem consideração à vontade da vítima.

A senadora Damares Alves, autora da proposta, fundamentou a necessidade de ampliar a proteção legal para as pessoas mais vulneráveis a estelionatários, pois a deficiência física pode também representar maior suscetibilidade a este tipo de crime.

De acordo com o senador Plínio Valério, as deficiências podem tornar a vítima do crime de estelionato mais "suscetível a ser ludibriada ou mantida em erro", agravando o delito.

A aprovação dessa medida complementa a Lei Anticrime (lei 13.964/19), que já previa a ação pública incondicionada em casos de estelionato contra a administração pública, pessoas com menos de 18 ou mais de 70 anos, pessoas com deficiência mental ou pessoas incapazes.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ: Pessoa com deficiência terá nota de corte menor em Exame da Magistratura

20/2/2024
Migalhas Quentes

Empresa com concurso para PcD não pode ser autuada por não contratar

22/5/2023
Migalhas Quentes

Instituto que não cumpriu cota de deficientes por falta de mão de obra não será penalizado

27/11/2020

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025