Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Eleições Municipais 2024"

A obra aborda sob o prisma das eleições de 2024, as normas da Carta Magna, do Código Eleitoral, da Lei das Inelegibilidades, da Lei Orgânica dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições.

4/7/2024

A obra "Eleições Municipais 2024" (Editora JusPodivm 183p.) escrita por Marino Pazzaglini Filho e Maria Fernanda Pessatti de Toledo Waissman, aborda sob o prisma das eleições de 2024, as normas da Carta Magna, do Código Eleitoral, da Lei das Inelegibilidades, da Lei Orgânica dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições.

Além de tudo, aborda também temas como o calendário eleitoral, a fidelidade partidária, as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade. Analisa também a escolha e registro de candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, a impugnação ao pedido de registro, a propaganda eleitoral (permitida e proibida) em diversos meios (internet, rádio, televisão e imprensa escrita), a propaganda eleitoral gratuita e os debates na rádio e na televisão, além das vedações e permissões no dia da eleição. Outros tópicos incluem pesquisas eleitorais, direito de resposta, captação ilícita de sufrágio, arrecadação e gastos de recursos, prestação de contas e as representações, ações, recursos e crimes eleitorais.

Este livro pretende ser um manual de consulta para eleitores interessados nas eleições municipais, especialmente candidatos. Além disso, é uma ferramenta útil para operadores do Direito Eleitoral, como advogados, membros do Ministério Público e da Magistratura.

Sorteio da obra "Eleições Municipais 2024"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os autores

Marino Pazzaglini Filho é Advogado e consultor jurídico, especialista em Direito Público e de Empresa, diretor da Paes e Pazzaglini Advogados Associados, Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público de São Paulo, ex-Presidente do Colégio dos Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (1998 a 2000). No Ministério Público Paulista, exerceu, por mais de dois mandatos, a direção da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (1994 a 1998) e integrou por duas vezes a Comissão de Concurso de Ingresso na Carreira, examinando Direito Penal, Administrativo e Tutela dos Interesses Difusos e Coletivos (1988-1993). É autor do livro Eleições municipais 2020 e Crimes eleitorais, publicados pela Juspodivm, e dos livros Lei de improbidade administrativa comentada, Lei de inelegibilidade comentada, Eleições municipais 2016, Eleições municipais 2012, Eleições gerais 2010, Crimes de responsabilidade dos prefeitos, Eleições municipais 2008 e Princípios constitucionais reguladores da administração pública, publicados pela Atlas.

Maria Fernanda Pessatti de Toledo Waissman é Advogada na área de Direito Público desde 2004, com atuação (consultiva e contenciosa) em ações de improbidade administrativa, ações civis públicas, contratos públicos e em matéria eleitoral. Atualmente é Encarregada de Dados no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e professora da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP. É mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão Pública Legislativa pela EACH/USP, doutoranda em Desenvolvimento de Sociedades e Territórios pela UTAD-PT e coautora do livro Eleições Municipais 2016 e 2020. 

-----

Ganhadora

Luisa Maria Tavares Lacerda de Medeiros, de Vila Velha/ES

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025