Migalhas Quentes

Escritórios enfrentam desafios para garantir backup seguro de informações

28/6/2007


Segurança

Escritórios enfrentam desafios para garantir backup seguro de informações

Freqüentemente nos surpreendemos com processos cada vez mais extensos e complexos nas mesas dos escritórios de advocacia por todo o país. Toda aquela papelada, extremamente importante no andamento dos casos, possui uma versão eletrônica, ainda mais importante que sua versão impressa. Nos últimos anos, atentos à importância que os arquivos digitais adquiriram nos processos, os escritórios têm buscado soluções que garantam a proteção e a disponibilidade de suas informações eletrônicas. Em suma, eles buscam realizar a gestão de arquivos com confiabilidade, controle e transparência.

Nos grandes escritórios, já é comum a implementação de estruturas complexas de TI, prontas para atender às necessidade de backup. No entanto, pequenos e médios escritórios ainda não possuem soluções internas confiáveis para solucionar esse desafio. Em muitos casos, a infra-estrutura de TI desses escritórios resume-se ao profissional técnico que visita semanalmente a empresa, ou, ainda, ao próprio sócio responsável por agendar e realizar, manualmente, o backup nas estações de trabalho. Na maioria das empresas, esse backup é realizado mensalmente, colocando-se em risco todo o trabalho de 30 dias.

Ainda nos escritórios que seguem rotinas pré-programadas e assíduas de backup, é importante manter alguma forma de cópia das informações fora das quatro paredes. CDs, DVDs e discos rígidos que estejam dentro da empresa estão sujeitos aos mais variados desastres que, infelizmente, podem ocorrer. Manter os backups e os dados de origem no mesmo espaço físico não é uma boa maneira de garantir a segurança das informações.

Outra barreira que pequenos e médios escritórios encaram por não possuírem infra-estrutura ou soluções adequadas de TI é o compartilhamento e transporte de informações sigilosas. A maioria dessas empresas não possui um servidor que gerencia a rede, causando problemas de compartilhamento e restrição de acesso a arquivos. Assim, planilhas de resultados e relatórios de balanço e de reuniões da diretoria, por exemplo, ficam visíveis a qualquer usuário logado no ambiente de rede do escritório.

Bendita solução

Para resolver esses desafios, a Exceda, empresa especializada em serviços e produtos para telecomunicações, internet e Tecnologia da Informação, desenvolveu o portal de serviços de backup remoto bendito backup! (clique aqui). A solução – vendida em forma de assinatura mensal – reúne tudo o que é necessário, em termos de hardware, software e serviços, para fazer do desktop um ambiente seguro e produtivo. Bastante intuitivo, o portal foi desenvolvido de forma a atender pessoas sem prévio conhecimento de tecnologia. Os recursos do bendito backup! estão disponíveis para o usuário até mesmo quando ele não está trabalhando em seu computador, e sim por meio de um navegador web. “Todos os direitos de acesso do usuário podem ser exercidos também por meio da Internet, a partir de qualquer micro plugado na rede”, garante Claudio Marinho, diretor da Exceda.

______________

////  

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024