Migalhas Quentes

STJ lança modelo de ofício em linguagem simples

A partir deste dia 1º, Corte adota um novo modelo de comunicação que prioriza simplicidade e a clareza. A iniciativa inclui ofícios e resumos de decisões.

2/8/2024

A partir desta quinta-feira, 1º, o STJ passou a usar um modelo mais simples e direto de comunicação com os tribunais e as varas judiciárias de todo o país. Com recursos de linguagem simples e visual law, foram adaptados três tipos de comunicação da Secretaria de Processamento de Feitos (SPF): solicitação de informações, comunicação de decisões e solicitação de informações acompanhada de comunicação de decisões.

Além do texto simplificado, o novo padrão tem um layout mais leve, incluindo somente o número do ofício, os destinatários, os dados do processo, a informação solicitada ou comunicada e um link para acesso aos autos no STJ, bem como instruções para o envio das informações.

A mudança pretende aproximar o Judiciário do cidadão, fazendo com que qualquer pessoa que leia o documento compreenda o que está sendo solicitado.

STJ adota modelo de ofício em linguagem simples.(Imagem: Carlos Felippe/STJ)

Os ofícios em linguagem simples são resultado do trabalho do STJ Lab, com a participação de várias áreas do tribunal. Gisele Benvegnu, secretária de processamento de feitos substituta, explicou que o grupo trabalhou para alinhar as comunicações da Corte ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples e às diretrizes de simplificação dos procedimentos. 

Resumo das notícias

Outra medida para melhorar a comunicação e torná-la mais inclusiva foi a criação de resumos simplificados que acompanham a maioria das notícias sobre julgamentos no site do STJ. Lançados em março pela Secretaria de Comunicação Social, esses resumos são acessíveis por um ícone abaixo do título da notícia. Eles explicam de forma simples e didática o ponto principal das decisões judiciais, usando linguagem coloquial para tornar as informações mais compreensíveis para leitores não especializados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Legal Design otimiza tempo e reduz custos, explica advogada

29/2/2024
Migalhas Quentes

Ministro Schietti adotará linguagem simples em votos e decisões

8/2/2024
Migalhas Quentes

Sem data venia: Judiciário lança iniciativa para facilitar linguagem

12/1/2024

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025